Política

Quatro candidatos oficializaram disputa a governador "tampão" de Alagoas até esta terça-feira, 19

TNH1 | 19/04/22 - 15h58
Arquivo

Os deputados estaduais Paulo Dantas (MDB) e Davi Maia (União Brasil) oficializaram candidatura para governador de Alagoas, nesta terça-feira, 19, nas eleições indiretas que serão realizadas pela Assembleia Legislativa no próximo mês, por conta da dupla vacância gerada pela renúncia do ex-governador Renan Filho (MDB), no início do mês, e de seu vice, Luciano Barbosa, que abriu mão do cargo ao assumir a Prefeitura de Arapiraca, em dezembro de 2020. Ontem, cabo Bebeto (PL) e o bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes também confirmaram que estão no "páreo" pelo cargo. O deputado Antônio Albuquerque (Republicanos), apontado como mais um candidato ao pleito, ainda não participou dos trâmites para concorrer à eleição. A assessoria da Assembleia Legislativa de Alagoas confirmou ao TNH1, que até o fim da tarde de hoje não havia registro da candidatura dele. 

Quem vencer as eleições no dia 2 de maio vai governar o estado até o dia 31 de dezembro deste ano, em substituição ao desembargador Klever Loureiro, que assumiu momentaneamente a gestão de Alagoas após a saída de Renan Filho.

Ao oficializar a candidatura nesta terça, Dantas estava acompanhado do senador Renan Calheiros (MDB/AL), do deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB/AL), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, do presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, e de vários deputados estaduais e prefeitos.

Ele disse que o alagoano pode esperar muito trabalho, dedicação e comprometimento. “Alagoas conseguiu avançar bastante em todas as áreas nestes últimos anos, e nosso compromisso central é fazer com que nada pare e tudo siga adiante, para que possamos ter a condição de consolidar esses avanços, tocando obras importantes e de desenvolvimento regional que promovam renda e emprego, dentre elas o aeroporto de Maragogi, obras de saneamento básico e a duplicação da rodovia que liga Maceió a Barra de Santo Antônio”, afirmou.

O líder da Maioria na Assembleia Legislativa afirmou ainda que a população poderá contar com um governador experiente e comprometido, que por onde passou demonstrou sua capacidade de administração, com diálogo e transparência. “Estarei me cercando de pessoas técnicas e capacitadas, que tenham a condição de contribuir com bons projetos”, disse. Por fim, o sertanejo Paulo Dantas fez questão de destacar a continuidade das obras do Canal do Sertão.

Já Davi Maia se apresentou como candidato por acreditar ser 'democraticamente necessário'. "Minha candidatura é necessária porque precisamos fazer um contraponto e explicar à população a importância desse governo, que chamam de tampão, mas que vai durar 7 meses. Contrapor é importante na democracia. Seja direto ou indiretamente. Política não se faz só de vitória, mas de exposições de ideias", disse o deputado.

Declarando-se 'oposição ativa', Maia afirma que o novo Governo, eleito pelos deputados de forma indireta, precisa ser baseado em projetos e planos. Durante seu discurso, os demais deputados receberam da assessoria de Maia impressos com seu projeto de Governo. Entre os principais eixos, estão a promoção de emprego e renda, redução da burocracia, ampliação do Canal do Sertão, eficiência governamental com utilização da tecnologia, construção de políticas públicas de longo prazo, livres de interesses políticos, e combate à pobreza, com auxílio para quem mais precisa.

Maia prometeu ainda implantar o piso de enfermagem, a construção de um quilometro por dia no Canal do Sertão, o fortalecimento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas, a implantação de uma política de prevenção de desastres naturais, um estudo ambiental para criação de uma reserva natural na Caatinga e uma reforma emergencial do estádio Rei Pelé.

Militares candidatos - O protocolo da Casa registrou na tarde de segunda-feira, 18, a candidatura do deputado Cabo Bebeto, do PL, a governador do Estado. O parlamentar anexou ao requerimento as certidões e documentos exigidos no edital de convocação, lançado no dia 2 deste mês.

Bebeto explicou que os parlamentares da Casa de Tavares Bastos conhecem sua postura e acrescentou que “muitos deputados estão insatisfeitos com o governo de Renan Filho”. Entre as prioridades de seu plano de governo, Cabo Bebeto defende o enxugamento da máquina pública, a conclusão das obras públicas inacabadas, ações na área da educação, como o combate à evasão escolar, incremento da segurança publica e a promoção da valorização do servidor, pautas estas defendidas pelo parlamentar em plenário.

Já o bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes tem 44 anos e disputou a eleição para deputado federal pelo PSL, em 2018. Natural de Arapiraca, ele teve quase 10 mil votos e também oficializou a candidatura para o governo nos próximos meses. Estas foram as duas primeiras inscrições, cujo prazo se encerra às 10h do dia 22 próximo.