Comportamento

Quero que eles não sejam invisíveis à sociedade, diz protetora que dedica vida a animais doentes

Folhapress | 26/11/18 - 21h28
Cachorro | Eduardo Knapp/Folhapress

Estender a mão a animais debilitados, que têm poucas chances de uma vida nova, é o caminho que a administradora Jane Carolina dos Santos, 40, escolheu para seguir. "Não é qualquer pessoa que leva um bicho doente para dentro de casa", conta. Ela já cuidou e doou cerca de cem.

Jane foi uma das ativistas que participou da retirada, em 2013, dos beagles do Instituto Royal -a empresa fazia testes científicos em cães. Nessa época, conciliar resgates com trabalho em empresa ficou difícil.

"Minha vida virou de cabeça para baixo", diz. Com o dinheiro da rescisão que recebeu, vaquinhas e o banho e tosa que abriu, adaptou todos os cômodos da casa em que mora para cuidar dos cães doentes.

Além de contar com a ajuda de profissionais, fez um curso de auxiliar veterinário para se tornar uma espécie de "enfermeira" dos pets. E foi em um resgate que realizou há dois anos, já tarde da noite, que conheceu Fênix, sua pitbull. "Ela tinha um tumor enorme na barriga e estava na clínica para a eutanásia. Eu assumi o caso."

Os custos para cuidar de animais em estado deplorável não são poucos: internação, medicação, cirurgias A dívida com a clínica veterinária, explica, já passa dos R$ 90 mil.

"As pessoas ajudam no momento pois ficam comovidas. Mas são tratamentos longos, não conseguimos doar o animal da noite para o dia", diz a protetora, que vive das arrecadações que faz nas redes sociais e do próprio trabalho.

É claro que, em meio ao ônus, há o bônus de dedicar a vida aos bichos -como receber fotos da cachorrinha Anita, que Jane resgatou tomada por 400 carrapatos há um ano e meio. Achou que ela não ia sobreviver. "Mas foi adotada e hoje é uma 'lady'. Saiu do lixo para o luxo."

Seu foco não é resgatar só a saúde, mas também a dignidade do animal. "Minha luta é para que eles não sejam mais invisíveis aos olhos da sociedade."

*

JANE CAROLINA DOS SANTOS

Mora no Tucuruvi (zona norte)
Já resgatou cem cães, a maior parte doentes
É tutora de Fênix, pitbull com câncer que seria sacrificada
*