Maceió

Recadastramento imobiliário dá desconto de 20% no IPTU; prazo vai até dia 20

31/07/18 - 11h40

Segue até 20 de agosto o prazo para o recadastramento imobiliário na Prefeitura de Maceió. Por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), a Prefeitura disponibiliza um portal para recadastro online e garante 20% de desconto na cota única do IPTU 2019 para quem optar pela atualização.

De acordo com a Semec, quem comprou, vendeu ou doou um imóvel precisa informar à Prefeitura para que os dados sejam atualizados nos sistemas, evitando riscos de cobranças indevidas.

“Recebemos cotidianamente, aqui na Semec, casos de pessoas que venderam ou doaram seus imóveis e ainda recebem cobranças destes, por isso que o recadastramento é importante. Se há um débito na Prefeitura, a Prefeitura vai cobrar daquele que está como titular no sistema”, detalhou Gilberto Meister, coordenador de Atendimento da Semec.

Os débitos tributários referentes ao imóvel podem acarretar em cobranças administrativas, inscrição na Dívida Ativa, protesto do débito, bloqueio de contas e penhora de bem cadastrado.

Facilidades

O recadastro é completamente online, por meio de smartphone, tablet ou computador com conexão, e pode ser feito sem que o cidadão precise se deslocar para a sede da Semec. Basta acessar o site www.portal.maceio.al.gov.br e entrar com login e senha para acessar as informações de imóveis cadastrados em seu CPF. Para quem ainda não é cadastrado, basta clicar em ‘solicitar acesso’ ao lado do quadro de login.

No processo serão solicitados o preenchimento de dados, foto ou arquivo de documento de identificação com foto, além de foto de documentos que comprovem a posse ou titularidade. Ao cidadão preencher o CPF, aparece os imóveis cadastrados em sua respectiva titularidade. É só clicar para confirmar se o imóvel continua sendo de sua posse ou se já não o pertence mais.

No portal, o contribuinte conta com toda a orientação necessária para o recadastro. Mais informações pelo 3315-3603 ou no atendimento@semec.maceio.al.gov.br.