Futebol

Redes sociais e notas oficiais: as versões de CRB e Fernandes na saída do técnico

Paulo Victor Malta | 08/04/19 - 15h27
Uma das poucas fotos em que o presidente Marcos Barbosa e o técnico Roberto Fernandes aparecem, esta registrada na apresentação oficial da temporada 2019, no início de janeiro | Douglas Araújo / Ascom CRB

A saída do técnico Roberto Fernandes do CRB, após a eliminação nos pênaltis para o Santa Cruz nas quartas de final da Copa do Nordeste, gerou muita repercussão nas redes sociais. Por meio de nota oficial, o clube afirmou que não era a intenção da diretoria efetuar troca no comando técnico da equipe e classificou a atitude do treinador como "extremamente deselegante". 

"Terminou neste domingo a passagem do técnico Roberto Fernandes no CRB. Para a surpresa da diretoria, o treinador reuniu os atletas início da tarde de hoje a comunicou para eles o seu desligamento do clube.

Em nenhum momento era intenção da diretoria do CRB efetuar uma troca no comando técnico do clube. Ao que tudo indica, a decisão de deixar o clube pode ter sido tomada até antes do jogo, já que Roberto Fernandes optou em ir para Recife em seu carro particular, mesmo sabendo que teria uma viagem para Bahia na segunda-feira e que o clube iria de avião. Ao que parece, já não era sua intenção ir para Salvador em caso de um mau resultado contra o Santa Cruz.

Comunicar aos atletas antes da diretoria foi um fato que mostrou uma atitude não condizente ao que o CRB espera de um comandante técnico, já que ter profissionais comprometidos com o clube é o mínimo que podemos esperar e não alguém que se prepara com antecedência para entregar o cargo. Foi uma atitude extremamente deselegante com todos no clube, principalmente nesta reta final de estadual e decisiva da Copa do Brasil.

Não queremos no clube pessoas insatisfeitas e sem vontade da se doar ao máximo. Estamos em nossa oitava final consecutiva do Alagoano e temos uma decisão contra o Bahia, onde vamos nos unir ainda mais para mostrar que o CRB é maior que tudo e qualquer um", publicou o CRB.

Pelo perfil pessoal no Instagram, Roberto Fernandes emitiu uma nota de esclarecimento após o comunicado do CRB. 

"Venho por meio desta esclarecer meu desligamento do CRB neste fim de semana. Após o jogo contra o Santa Cruz, recebi ainda no vestiário uma mensagem do presidente do clube me responsabilizando pela eliminação e postura da equipe dentro de campo e que faltou comando de minha parte. Após receber esta informação, argumentei que diante disso, não poderia ser mais útil ao clube (treinador sem comando, não é treinador) e recebi de retorno um “ok” do mandatário da instituição. 

Logo após comuniquei ao Rodrigo (diretor) e aos líderes do grupo de atletas, do fato ocorrido e da minha decisão, onde de forma digna, assumiram a responsabilidade do resultado, mas não havia mais clima de seguir... Lamentei por acreditar muito no que vínhamos fazendo, mas mantenho a certeza que o melhor realizei junto com comissão e grupo de atletas. Mais uma vez, desejo ao @crboficialbem como ao @marcelochamusca_sorte e êxito em todos no que está por vir, como a Copa do Brasil, estadual e série B. Obrigado a todos pelas msgs de apoio. AVANTE! Roberto Fernandes".

Em resposta ao comentário de um seguidor, Fernandes afirmou que a mensagem por aplicativo foi "apenas a gota d'água". 


Foto: Reprodução / Instagram 

Roberto Fernandes chegou ao CRB dia 17 de setembro após o clube confirmar a saída de Doriva. Fernandes assumiu o Alvirrubro na 17ª posição da Série B do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos, e conseguiu livrar o time do rebaixamento, encerrando a Segundona com 48 pontos, na 12ª colocação. Em sete meses à frente do Galo, Fernandes teve 32 jogos, 13 vitórias, 15 empates e quatro derrotas, resultando em 56,5% de aproveitamento. 

Ver esta publicação no Instagram

Roberto Fernandes entregou o comando técnico do CRB. Terminou neste domingo a passagem do técnico Roberto Fernandes no CRB. Para a surpresa da diretoria, o treinador reuniu os atletas início da tarde de hoje a comunicou para eles o seu desligamento do clube. Em nenhum momento era intenção da diretoria do CRB efetuar uma troca no comando técnico do clube. Ao que tudo indica, a decisão de deixar o clube pode ter sido tomada até antes do jogo, já que Roberto Fernandes optou em ir para Recife em seu carro particular, mesmo sabendo que teria uma viagem para Bahia na segunda-feira e que o clube iria de avião. Ao que parece, já não era sua intenção ir para Salvador em caso de um mau resultado contra o Santa Cruz. Comunicar aos atletas antes da diretoria foi um fato que mostrou uma atitude não condizente ao que o CRB espera de um comandante técnico, já que ter profissionais comprometidos com o clube é o mínimo que podemos esperar e não alguém que se prepara com antecedência para entregar o cargo. Foi uma atitude extremamente deselegante com todos no clube, principalmente nesta reta final de estadual e decisiva da Copa do Brasil. Não queremos no clube pessoas insatisfeitas e sem vontade da se doar ao máximo. Estamos em nossa oitava final consecutiva do Alagoano e temos uma decisão contra o Bahia, onde vamos nos unir ainda mais para mostrar que o CRB é maior que tudo e qualquer um. A diretoria regatiana já está trabalhando para contratar um novo treinador e espera anunciar o nome para a nação alvirrubra ainda neste domingo.

Uma publicação partilhada por CRB - Clube de Regatas Brasil (@crboficial) a

Ver esta publicação no Instagram

Nota oficial Venho por meio desta esclarecer meu desligamento do CRB neste fim de semana. Após o jogo contra o Santa Cruz, recebi ainda no vestiário uma mensagem do presidente do clube me responsabilizando pela eliminação e postura da equipe dentro de campo e que faltou comando de minha parte. Após receber esta informação, argumentei que diante disso, não poderia ser mais útil ao clube (treinador sem comando, não é treinador) e recebi de retorno um “ok” do mandatário da instituição. Logo após comuniquei ao Rodrigo (diretor) e aos líderes do grupo de atletas, do fato ocorrido e da minha decisão, onde de forma digna, assumiram a responsabilidade do resultado, mas não havia mais clima de seguir... Lamentei por acreditar muito no que vínhamos fazendo, mas mantenho a certeza que o melhor realizei junto com comissão e grupo de atletas. Mais uma vez, desejo ao @crboficial bem como ao @marcelochamusca_ sorte e êxito em todos no que está por vir, como a Copa do Brasil, estadual e série B. Obrigado a todos pelas msgs de apoio. AVANTE! Roberto Fernandes #futebolalagoano #crbmaiordealagoas #tecnicorobertofernandes #copadonordeste #campeonatoalagoano

Uma publicação partilhada por Roberto Fernandes (@tecnicorobertofernandes) a

Novo treinador

Ainda na noite do domingo (7), o Galo anunciou a contratação do técnico Marcelo Chamusca. "O baiano Marcelo Chamusca, 52 anos, é o novo comandante técnico do Galo para a temporada 2019. Chamusca já irá assistir in loco o jogo Bahia e CRB, pela Copa do Brasil, na terça-feira e na quarta-feira já estará em Maceió para comandar os treinamentos", informou o Regatas.

Roberto Fernandes publicou uma imagem com Marcelo Chamusca nesta segunda-feira (8) e desejou sorte ao sucessor. 


Foto: Reprodução / Instagram