Maceió

Reordenamento: embarcações são apreendidas e removidas da praia de Ponta Verde

Secom Maceió | 07/10/21 - 12h25
Ascom Semscs

A Praia de Ponta Verde recebeu, na manhã desta quinta-feira (7), um reordenamento de jangadas. Essa foi mais uma intervenção na extensão da faixa de areia e no calçadão da capital alagoana e foi efetuada pelas Secretarias Municipais de Segurança Comunitária de Convívio Social (Semscs) e de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

As equipes de fiscalização constataram algumas irregularidades, como jangadas e materiais abandonados na faixa de areia e que não estavam sendo utilizados por nenhum dos pescadores. No total, foram apreendidas 15 embarcações que seram descartadas corretamente. Também foram removidas outras estruturas irregulares, que serviam como depósito de materiais e estavam sem uso.

Segundo Marcos André, diretor de Convívio Social, antes da operação ser feita os pescadores foram ouvidos e os próprios jangadeiros fizeram a indicação das embarcações que deveriam ser retiradas. “Fizemos uma visita até o Mercado do Peixe, na Ponta Verde, e conversamos com os pescadores, explicando sobre a ação que iríamos realizar para melhorar o espaço de trabalho deles. Demos um prazo de 72 horas para que eles retirassem os materiais que não estivem sendo utilizados e os próprios pescadores apontaram quais materiais poderiam ser recolhidos”, disse o diretor.

Ainda será realizada uma segunda ação para alinhamento das embarcações que ficam por trás do Mercado do Peixe, na praia de Ponta Verde.