Maceió

Resultado do estudo ambiental na Lagoa Mundaú e região será apresentado no dia 29

Assessoria | 24/09/21 - 11h57
Arquivo/TV Pajuçara/Izaac Pacheco

Acontece no próximo dia 29, às 18 horas, a Escuta Formal Pública que vai apresentar e receber as contribuições para o Diagnóstico e Plano Ambiental elaborado pela consultoria Tetra Tech na Lagoa Mundaú, na Área de Resguardo, nas áreas de desocupação e monitoramento definidas pela Defesa Civil e em um perímetro do entorno. O levantamento está previsto no Termo de Acordo Socioambiental assinado entre a Braskem e o Ministério Público Federal (MPF) com a participação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE).

A Tetra Tech atua de forma independente e conta com um corpo técnico multidisciplinar para identificar e avaliar os potenciais impactos ambientais decorrentes da extração de sal-gema e do fenômeno de subsidência, além de indicar programas e ações a serem desenvolvidas a fim de obter sua reparação, mitigação e/ou compensação, consolidando-os no Plano Ambiental. As análises começaram em setembro do ano passado, quando as equipes da Tetra Tech coletaram amostras de água e fizeram a identificação dos animais e da vegetação presentes nas regiões estudadas. Outra coleta foi feita em maio deste ano para comparação de dados e todas as informações foram reunidas no documento que vai ser apresentado na escuta.

A escuta será transmitida ao vivo pela página https://audienciaspublicas.org/escutapublicaambiental. O cadastro para participação deve ser feito até o dia 27/9. Quem desejar fazer o uso da palavra durante o evento deve indicar essa opção na hora de se cadastrar (no mesmo link). O tempo reservado para essas participações é de 1h40, e elas serão restritas a um representante por instituição, regra que não se aplica a participantes da sociedade civil previamente cadastrados.

Para outras formas de envio de perguntas, apenas o cadastro é suficiente. Também existe a possibilidade de assistir à transmissão da escuta presencialmente na Central do Morador, em Maceió. Os interessados devem fazer essa escolha na hora do cadastro.