Esporte

Retomada esportiva em AL é discutida com Governo Federal em encontro virtual

Secom Maceió | 12/08/20 - 09h41
Foto: Agência Alagoas

Os rumos do esporte no pós-pandemia foi o tema central do encontro virtual que aconteceu nesta terça-feira (11) e reuniu gestores das secretarias municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS). O debate serviu para alinhar medidas conjuntas e discutir um planejamento que contemple as necessidades de cada município alagoano, tendo como base os programas de incentivo ao esporte e projetos em execução coordenados pelo Governo Federal.

O webinario, Perspectivas do Esporte Pós-Covid-19, contou com a presença da titular da SNELIS, Fabíola Molina e reuniu cerca de 30 participantes entre gestores municipais de várias cidades alagoanas, representantes de entidades esportivas locais, e também nacionais, a exemplo da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Encontro reuniu gestores públicos e representantes de entidades esportivas

Segundo o titular da Semtel, Jair Galvão, o evento foi um marco para a comunidade esportiva de Alagoas ao permitir um diálogo fundamental entre as três esferas de governo: municipal, estadual e federal, além de entidades públicas e privadas como federações que representam atletas de todo o estado e de diversas modalidades.

“Ter a oportunidade de discutir políticas públicas e entender melhor quais são os projetos e programas que vêm sendo conduzidos pelo Governo Federal direcionados a retomada das atividades esportivas, permitiu um entendimento mais amplo de assuntos como biossegurança e projetos como o Bolsa Atleta. Um passo importante para a construção de forma coletiva de um cenário mais ameno que permita um retomada segura das atividades e competições esportivas”, pontuou o gestor.

O Secretário do Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Charles Hebert reafirmou o compromisso com as modalidades esportivas. “Durante a pandemia nós construímos alicerces e agora precisamos nos encaminhar para a parte final da construção de pontes. Dialogamos, produzimos os protocolos e dentro da nossa realidade, vamos caminhar junto das entidades esportivas no sentido de promover uma retomada segura, além de buscar soluções para a manutenção das modalidades, dos atletas, neste período pós pandemia”, afirmou.

Ainda na ocasião, a gestora da SNELIS apontou que a troca de ideias nesse momento traz a importância de avançar no diálogo e contribui para ampliar parcerias com o intuito de discutir e construir coletivamente o futuro do esporte no país.

“É importante que a gente possa trocar ideias e perceber que as pessoas têm se disponibilizado a ajudar a fazer a diferença para superar esse momento difícil. Uma situação que reforça a necessidade da criação de parcerias fundamentais para entender e dialogar com as especificidades de cada localidade. Esse é o papel do Governo Federal”, explicou.

Fruto de uma iniciativa da Prefeitura de Maceió em parceria com o Governo do Estado, o encontro serviu para ampliar o canal de compartilhamento de ações, projetos e protocolos que contribuirão para o desenvolvimento do esporte alagoano neste novo cenário. Uma oportunidade para que os municípios possam acompanhar as diretrizes nacionais direcionadas ao segmento esportivo e consigam avançar na retomada das atividades, com segurança planejamento e responsabilidade, ao ampliar a interlocução com o Governo Federal.