Brasil

Roberto Jefferson é preso pela PF, após determinação de Alexandre de Moraes

UOL | 13/08/21 - 09h24
Reprodução/Twitter

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ), foi preso preventivamente pela Polícia Federal, após determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes por envolvimento em uma suposta milícia digital que atua contra a democracia. A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje o mandado de busca e apreensão e de prisão na residência do político.

A determinação do ministro Alexandre de Moraes foi tomada dentro do inquérito instalado na Corte que investiga a atuação de milícias digitais. Na decisão, o ministro também determina o bloqueio dos conteúdos já postados pelo agora bolsonarista nas redes sociais e a apreensão de armas do político, já ostentadas por Jefferson nas redes sociais.

O inquérito das milícias digitais foi aberto em julho, por determinação de Alexandre de Moraes, após reunir conteúdo coletado pelos inquéritos das Fake News e dos atos antidemocráticos.

Nesta investigação, dividida em quatro núcleos de apuração da organização (produção, publicação, financiamento e político), a Polícia Federal investiga possível atuação de grupos bolsonaristas contra as instituições democráticas.

Os investigadores também apuram se há relação entre os ataques a órgãos públicos com o chamado "gabinete do ódio", que teria influência de filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e supostamente financiados com dinheiro público.