Brasil

Rocha parecida com personagem do filme 'E.T.' vira ponto turístico em Roraima

Correio Braziliense | 27/05/22 - 12h01
A pedra fica dentro de uma chácara no pequeno município de São Luiz, no interior de Roraima | Foto: Reprodução/G1

Mais uma vez o município de São Luiz, no interior de Roraima, ganha destaque. Depois da polêmica envolvendo o contrato de R$ 800 mil pago pela prefeitura para um show do Gusttavo Lima, a pequena cidade voltou a ser assunto nas redes sociais por conta de uma pedra.

Uma rocha no quintal de uma chácara no município tornou-se ponto turístico por lembrar o E.T., personagem do filme E.T. - O extraterrestre, de 1982, criado por Steven Spielberg. A pedra não tem interferência humana, sendo completamente obra da natureza e, por isso, foi batizada como Pedra do ET.

O fenômeno foi tombado pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, de São Luiz, como Paisagem Natural da cidade. Além disso, recentemente, foi destaque no programa Fala Mcuxi, da Rede Amazônica.

Turistas e moradores curiosos da região têm se atraído pela pedra do E.T, que, por enquanto, é uma atração gratuita na cidade. Mas isso vai mudar em breve. A rocha fica dentro da chácara das Flores, de propriedade do diretor de Meio Ambiente de São Luiz, Marino Barreto Caldas, e, segundo o que ele informou ao G1, durante a 24ª Vaquejada (onde ocorrerá o polêmico show de Gusttavo Lima), os interessados em conhecer o local precisarão pagar uma taxa, que ainda não foi definida.

Processo natural - De acordo com Fábio Luiz Wankler, doutor em geologia sedimentar da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a fisionomia de ET da rocha é resultado de três feições geomorfológicas, chamadas de caneluras, bacias de dissolução e esfoliação esferoidal.

"As duas primeiras feições são o resultado da passagem da água sobre a rocha que acabam esculpindo canais preferenciais de passagem de água que escorrem do topo para a base", explicou o Wankler ao G1.

Segundo o especialista, rochas com aparências inusitadas são facilmente encontradas nessa região de Roraima. "Quando passamos na estrada, podemos ver várias serras com pilhas de blocos nas suas bases, resultado de um processo similar ao que aconteceu com a Pedra do ET”, contou.