Maceió

Ronda no Bairro encaminha dois pacientes para atendimento especializado

Ascom Ronda | 17/03/24 - 22h03
Casos foram registrados nos bairros de Ponta da Terra e Riacho Doce, em Maceió | Foto: Cortesia / Ascom Ronda

A equipe de Mobilização e Articulação Social do Programa Ronda no Bairro conseguiu encaminhar dois indivíduos, que precisavam de atendimento especializado, durante ações distintas em bairros de Maceió, neste domingo (17).

Na primeira ocorrência, os agentes de proximidade foram acionados por representantes do Corpo de Bombeiros Militar e encontraram, na Ponta da Terra, um idoso de 71 anos com alterações fisiológicas, psicológicas e sociais. Também foi verificado que o senhor, que é casado e tem um filho, apresentava uso abusivo de álcool.

Lúcido, mas sem alimentação adequada, ele também estava se queixando de dores abdominais e vomitando. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ajudou no encaminhado do homem, que confessou consumo de bebidas alcoólicas por cerca de 40 anos, para a Unidade Pronto Atendimento do Jaraguá.

CRISE CONVULSIVA Já em Riacho Doce, após acionamento da equipe operacional do Programa, os agentes, também com apoio do Samu, conduziram um homem de 42 anos para a UPA do Jacintinho com o objetivo de receber os cuidados necessários.

Ele havia pedido ajuda para deixar o uso abusivo de álcool à patrulha e, enquanto conversava com a guarnição, teve uma crise convulsiva. O paciente também estava com ferimentos nos lábios, causado, segundo ele, por uma queda sofrida no dia anterior.

Ainda segundo a vítima, por causa da dependência química, os vínculos familiares com a mãe e o casal de filhos tinham sido rompidos. O atendimento necessário para o devido acolhimento foi realizado.

OUTRA OCORRÊNCIA • Os agentes de proximidade também prestaram os primeiros socorros a uma mulher de 26 anos, que conduzia uma motocicleta pela Avenida Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes, e acabou colidindo com um caminhão neste domingo.

Segundo informações colhidas, o veículo de grande porte era manobrado para entrar numa rua transversal quando houve a colisão. A vítima teve leves escoriações e foi levada para receber atendimento médico pelo namorado. Quanto às avarias nos veículos, as partes entraram em acordo.