Maceió

Ruas interditadas no Pinheiro mudam rota de carros e ônibus; entenda o trabalho

Entenda o porquê das interdições de ruas no Bairro do Pinheiro

Camilla Bibiano* | 21/01/19 - 12h29
Estudos sendo realizado na Rua Miguel Palmeira | Arquivo TNH1

Técnicos interditaram na manhã desta segunda-feira (21) mais uma rua no bairro Pinheiro, para estudos geológicos. O objetivo da pesquisa é identificar a causa do surgimento de fissuras na região. Dessa vez, foi bloqueada a Rua Miguel Palmeira, liberada parcialmente no fim da manhã, com o desbloqueio total previsto para às 17h.

Como funciona?

O processo trata-se da utilização de equipamentos para verificação e retirada da amostra do solo para examinação e pesquisa. Estão sendo fincadas estacas com fios no solo por pequenos furos que emitem indução de corrente elétrica. Estes pontos de estudo foram escolhidos estrategicamente para avaliar a gravidade dos danos causados pelo tremor registrado em março de 2018.

Segundo o geofísico do Serviço Geológico do Brasil, Jairo Andrade, nessa área está sendo feito o estudo da eletrorresistividade com método geofísico dos elétricos. “Esse estudo é algo complementar e traz, nesse caso, informações de até 60 metros de profundidade, consegue identificar estruturas e formações do solo, o comportamento dele, geometria e, se caso houver, falhas de fricção geológica diferente”, explica. 

Outras interdições

O estudo da eletrorresistividade foi iniciado no dia 15 de janeiro e segue até a próxima quinta-feira, dia 24. De acordo com a programação dos Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, o estudo seguirá nos próximos dias na Rua Professor José Rua José Silveira Camerino (terça-feira, dia 22), na Rua Pedro Suruagy (quarta-feira, dia 23) e na Alameda São Bento (quinta-feira, dia 24). A interdição ocorre com o auxílio e orientação de agentes de trânsito da SMTT e acontece das 08h às 17h.

Itinerário de ônibus

Por conta das interdições, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que as linhas 027 – Vila Saem/Centro e 608 – Gruta/Iguatemi, que atendem as regiões próximas ao Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Pinheiro, precisaram sofrer alterações em seus itinerários nesta segunda-feira (21).

As linhas 027 e 608 farão o seguinte itinerário: Rua Barão José Miguel, passando por trás do Cepa, em seguida pelas ruas Coronel Lima Rocha, Ricardo César de Melo, José da Silveira Camerino, Dr. Claudionor de Albuquerque, Manoel Menezes, chegando ao Conjunto Jardim das Acácias e finalizando a viagem no terminal do Sanatório.

O trabalho geológico está previsto para ser concluído no local às 17h, quando as viagens e o itinerário deverão ser normalizados.

*Estagiária sob supervisão da editoria