Maceió

Rui Palmeira inaugura unidade de saúde em parceria com Ufal

Secom Maceió | 11/10/19 - 19h55
Marco Antônio/Secom Maceió

A saúde pública de Maceió ganhou um importante reforço. O prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, inauguraram, nesta sexta-feira (11), mais uma Unidade Docente Assistencial (UDA), desta vez, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A UDA foi instalada atrás do Campus A.C. Simões, no bairro Cidade Universitária, e é a segunda maior unidade de saúde da capital.

O espaço recebe o nome Professor Gilberto de Macedo, em homenagem ao médico alagoano que lecionou na área da Psiquiatria, na Ufal.

Esta é a quarta UDA entregue pelo prefeito Rui Palmeira. “Temos uma importante parceria com instituições de ensino superior. Já temos 3 UDAs em funcionamento em parceria com Cesmac, Unit e FAT. E, agora, com a Ufal. Com esta nova UDA, a Prefeitura terá seu atendimento aumentado e muito na região. Ganha a Universidade, o Executivo Municipal e, sobretudo, a população de Maceió. As pessoas que moram na parte alta da capital certamente farão bom uso desse equipamento”, afirmou o gestor.

A UDA funcionará das 7h às 17h e contará com duas equipes da Unidade Básica de Saúde, possibilitando a abrangência gratuita à população. O atendimento prioritário será para as famílias cadastradas na Estratégia Saúde da Família (ESF), residentes no Conjunto Village Campestre. Também haverá atendimento por demanda espontânea.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a unidade é um espaço de integração do ensino, trabalho e comunidade. “Essa junção de esforços entre a Universidade e o município é extremamente importante para a saúde de Maceió. Quem mora na parte alta terá mais um local para ser atendido e com atendimento humanizado. Além das equipes da Secretaria, teremos estudantes supervisionados por professores e estes terão uma formação qualificada e real”, reforçou.

Valéria Correia, reitora da Ufal, comenta que a unidade foi construída pela Universidade e que a parceria garantirá atendimento a uma comunidade em situação de vulnerabilidade social. “Essa UDA será uma verdadeira escola para toda a área de saúde. A Ufal é um espaço de ensino e pesquisa e estará de mãos dadas com a Prefeitura para garantir atenção básica a quem precisa”, finalizou.