Maceió

Rui Palmeira participa de treinamento de 450 selecionados para emprego

30/12/17 - 11h59
Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira acompanhou, na manhã deste sábado (30), o início do treinamento de parte dos 450 selecionados pelo Sine Maceió para a função de operador de telemarketing da empresa AlmaViva. A ação foi realizada na Associação Comercial, no Jaraguá.

A seleção foi feita por meio de provas realizadas na sede da empresa  de Call Center e na Escola de Formação e Desenvolvimento Pessoal. Para tentar uma vaga, o trabalhador precisa residir em Maceió, ter o Ensino Médio completo e idade a partir dos 18 anos.

Para o prefeito Rui Palmeira, a parceria entre a Prefeitura e as empresas, por meio da intermediação de vagas, tem impulsionado a criação de postos de trabalho. “Foi um ano difícil, não só para Maceió, mas para todo o Brasil. Para nossa alegria, no final do ano, a empresa Almaviva abriu 1500 vagas e, neste sábado, quase 500 selecionados, boa parte em busca do seu primeiro emprego, são capacitados para iniciar o trabalho já no dia 11 de janeiro”, disse o gestor.

A empresa italiana já possui, em Maceió, 6.800 funcionários no quadro, sendo 75% contratados para o primeiro emprego. “Até o mês de março, a empresa terá mais 1500 colaboradores, chegando a mais de 8 mil empregos diretos em Maceió. Certamente a Almaviva passará a ser o maior empregador do estado. Ficamos muito feliz de ser parceiro, primeiro na captação de vagas, quando apresentamos um projeto de lei, em 2013, na Câmara de Vereadores, que foi muito parceira e aprovou rapidamente; e agora essa expansão, gerando emprego, principalmente para o jovem maceioense”, destacou o prefeito.

Nesse pacote de vagas anunciado no final de 2017, foram ofertadas 1.500 oportunidades de emprego, com 450 com início em janeiro. As outras 1050 vagas serão ocupadas até março de 2018. “Sem dúvida, esses trabalhadores que chegam ao mercado de trabalho vão aquecer a economia. Em sua maioria, cerca de 70%, são de jovens em seu primeiro emprego. É uma alegria imensa para o Sine Maceió, poder captar, com exclusividade, essas 1500 vagas”, disse o secretário de Trabalho, Denis Agra.

Para a gerente de RH da Almaviva, Alexssandra Cândido, a parceria com a Prefeitura é essencial. “Os candidatos iniciaram, neste sábado, a fase de capacitação. Hoje estamos com o desafio de preencher 1500 vagas até o mês de março. Contamos com a ajuda do Sine Maceió para esse bloco de contratações”, disse.

Qualificação profissional

A Almaviva do Brasil e a Prefeitura de Maceió trabalham em parceria com o Centro de Formação de Mão de Obra do Instituto Crescer, que qualifica os profissionais para o manuseio dos sistemas de operação. Quem passou pela seleção inicia a qualificação profissional do curso com transporte e alimentação assegurados.

Aos 27 anos, o estudante de Psicologia, Sérgio dos Santos Alves, soube por uma amiga sobre a seleção da Almaviva. “Ela me mandou uma mensagem falando sobre essa oportunidade. Fomos selecionados e, hoje, faço a capacitação no Jaraguá, e ela na Salvador Lyra. Minha expectativa é voltar para o mercado de trabalho e, quem sabe, devido a minha área de atuação, crescer profissionalmente na empresa”.