Maceió

Saiba quais são as obras da BRK em andamento em Maceió

Ascom BRK Ambiental | 07/10/21 - 13h41
Atualmente, concessionária executa duas obras na capital e realiza mais de 50 reparos de vazamento por dia | Ascom BRK

Mesmo com a maior parte dos investimentos previstos para serem aplicados a partir de 2022 na ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da região metropolitana de Maceió, a BRK já deu início às melhorias na infraestrutura da capital alagoana. Além dos diversos reparos de pequeno porte nas redes de distribuição de água e coleta de esgoto, a concessionária também é responsável por duas obras em andamento na Cruz das Almas e Jatiúca.

De acordo com Herbert Dantas, diretor operacional da BRK em Alagoas, os trabalhos desenvolvidos fazem parte do projeto da concessão e contribuirão para a melhoria do esgotamento sanitário e do fornecimento de água na região. 

“É importante destacar que as obras de grande porte e longa duração serão iniciadas no ano que vem e serão comunicadas com antecedência à população, agência reguladora e órgãos públicos. Mas há algumas obras planejadas, todas de responsabilidade da BRK, e em andamento na cidade que devem ser identificadas corretamente pela população”, destacou. 

Em meio às várias obras em execução na capital, por vezes intervenções da BRK têm sido confundidas com as obras da Sanema, na Gruta de Lourdes, ou com as da Sanama, na região do Tabuleiro e Benedito Bentes.

As obras programadas foram informadas à Prefeitura de Maceió, por meio de ofícios enviados à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que autorizaram a execução dos serviços e sinalizaram apoio à logística de trânsito nas regiões onde seriam necessárias a interdição parcial ou total de alguma via.

Assim como nos mais de 120 municípios brasileiros onde atua, a BRK segue protocolos rígidos de segurança operacional nas obras, intervenções ou serviços prestados nas vias públicas de Maceió, que inclui o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por profissionais capacitados, isolamento da área com barreiras de proteção, controle e suporte, além da sinalização completa do local e do plano de controle de tráfego.

A BRK tem como obrigação contratual investir R$ 2,6 bilhões ao longo da concessão nas 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió, sendo R$ 2 bilhões aplicados até 2027.

Confira as obras da BRK em andamento:

- Cruz das Almas: Trata-se de uma obra de esgotamento sanitário para a implantação da rede coletora de esgoto do Parque Shopping. Os trabalhos foram iniciados no dia 25 de agosto na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, via de acesso ao Litoral Norte, próximo à loja Leroy Merlin. Para a execução do serviço, foi necessária a interdição do trecho de uma das faixas da via, no sentido Litoral Norte-Jatiúca.

Para minimizar os transtornos à população, a obra conta com um ‘Pare e Siga’, que fica disponível durante todo o período de fluxo intenso de veículos na via. Por ser uma obra faseada, o serviço também inclui a Rua Bacharel Vigílio da Rocha Marques e as Avenidas Comendador Gustavo Paiva e Josefa de Melo. Nestas duas últimas localidades, os trabalhos são realizados no período noturno. A previsão de conclusão de toda a obra é de 90 dias.

- Jatiúca: A obra realizada na Rua Ernesto Gomes Maranhão é uma manutenção da rede de esgoto que atende a região. O serviço foi iniciado no dia 27 de setembro e a previsão é que seja concluído no próximo dia 11. Com a necessidade de interdição da via para a realização dos reparos, os veículos que trafegam na Rua Ernesto Gomes Maranhão, em direção à Avenida Antônio Gomes de Barros, devem seguir o desvio pela Rua Vinícius de Morais, conforme sinalização disponibilizada pela empresa no local.