Interior

Santa Luzia do Norte: com população menor que bairros de Maceió, município tem alta taxa de incidência de covid

Eberth Lins | 28/05/20 - 12h43
Divulgação

Santa Luzia do Norte é um município com apenas cerca de 7.300 habitantes, localizado na Região Metropolitana de Maceió. E em meio à pandemia do coronavírus, a cidade, com população menor que a maioria dos bairros da capital alagoana, por exemplo, está figurando no ranking entre os locais com maior taxa de incidência em Alagoas.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o Painel Covid-19 de Alagoas, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Santa Luzia do Norte, Satuba e Porto Calvo são os que apresentam atualmente as maiores taxas de incidência de pessoas contaminadas pela Covid-19 a cada 100 mil habitantes. Ou seja, os dados se referem ao volume de casos proporcionalmente ao tamanho da população.

Conforme o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na tarde de ontem (27), Santa Luzia do Norte contabiliza 56 casos confirmados e um óbito e lista como o segundo lugar em Alagoas com maior taxa de infecção por habitantes, ficando atrás apenas de Satuba que tem a maior taxa do Estado. O município de Porto Calvo, no norte do estado, aparece em terceiro lugar. Os três chamam a atenção por estarem à frente até mesmo da capital, Maceió. 

A secretaria municipal de Saúde de Santa Luzia, Josefa Cláudia Gomes Figueiredo, atribui o número à desacreditação da população com relação à doença.

“Temos percebido que parte das pessoas não cumpre com o isolamento e não acredita no potencial do vírus. Tivemos casos onde pessoas, mesmo testando positivo para a doença, se recusaram a cumprir com a quarentena, de modo que foi preciso acionar a Polícia Militar para tomar providências”, relatou Josefa Figueiredo.

Conforme a secretária, o isolamento na cidade melhorou desde a última semana, mas ainda está longe do ideal. “Fizemos o isolamento de todos os espaços de convivência, como praças e campos. Também estamos fazendo uso da Guarda Municipal e do contingente policial direcionado ao município para tentar tirar as pessoas das ruas e diminuir os índices de contagio”, frisou.

A partir de próxima semana, segundo a secretária, o município passará a dispor de uma unidade para triagem de casos de covid-19.

“Somos um município pequenos e estamos adotando todas as medidas necessárias para frear a proliferação do vírus. Agora, o que precisamos mais é que a população se conscientize e contribua com o nosso trabalho ficando em casa e cumprindo com o isolamento, determinado por decreto estadual”, complementou.

Satuba

Com maior taxa de infecção por habitante, o Município de Satuba, também na Região Metropolitana de Maceió, está apresentando uma diminuição na taxa de transmissão, de acordo com o secretário de Saúde da cidade, Diogenes Amorim.

“De domingo até hoje temos acompanhando um achatamento na taxa de transmissão dentro do Município. Acredito que devido ao reforço das medidas adotadas pela Prefeitura”, disse. O município tem 115 casos confirmados e cinco óbitos causados pela doença, segundo a Sesau.

Acompanhe os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas.