Educação

Secretário acompanha retorno das aulas presenciais em Palmeira e ouve demandas de gestores da região

Agência Alagoas | 18/08/21 - 13h00

No segundo dia de volta às aulas presenciais no estado, o secretário da Educação, Rafael Brito, esteve, nesta terça-feira (17), em Palmeira dos Índios para acompanhar o retorno das atividades nas escolas da região. Ainda durante a visita, o gestor se reuniu com a gerência regional e os diretores das 19 unidades estaduais do município para ouvir suas principais demandas, com objetivo de propor soluções conjuntas para as necessidades individuais de cada uma das comunidades escolares.

“Estou vivendo o momento mais feliz aqui na Educação. Primeiro dia que a gente vai às ruas depois da volta às aulas presenciais e viemos a Palmeira dos Índios, que tem sido uma grande referência no segmento em Alagoas, para acompanhar a retomada, com muito sucesso, das atividades na região.  Conversamos com os nossos 19 diretores das unidades estaduais para entender os maiores desafios de toda a comunidade escolar nesse retorno das nossas crianças e jovens à sala de aula.Todos eles estavam ansiosos por esse dia, os familiares, os próprios servidores da educação e, tenho constatado os protocolos sanitários sendo extremamente respeitados, o distanciamento social adequado, todos de máscara. Tem sido uma volta de grande sucesso”, avalia Rafael Brito.

A visita começou na escola estadual Almeida Cavalcanti, seguindo para Nova Jersey e Humberto Mendes. Por lá, o secretário conferiu a implantação dos protocolos sanitários, além do cumprimento do distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel por parte de toda a comunidade escolar. Apenas para as 19 escolas estaduais do município, o Governo de Alagoas entregou o repasse global de aproximadamente R$2 milhões do programa Rumo às Aulas para as unidades investirem em melhorias de infraestrutura dos ambientes, compra de equipamentos para receber os estudantes de forma adequada e com qualidade. Considerando o repasse total do programa, o montante chega a R$40 milhões.  

Durante o bate-papo com o secretário Rafael Brito, a 3ª Gerência Regional de Educação (GERE) e gestores apresentaram as principais demandas de melhoria em infraestrutura, além de discutir os desafios do retorno às aulas presenciais e esclarecer dúvidas sobre os programas Conecta Professor, Mais Merenda e Rumo às Aulas. 

"O cuidado que o Governo de Alagoas teve com a educação, tanto durante a pandemia com a implantação do Reaenp, quanto nos preparativos para a reabertura das escolas com a criação do Programa Rumo às Aulas, é histórico e admirável. Estabelecer um momento de diálogo próximo e direto com gestores é mais uma prova desta conduta de zelo e protagonismo em ouvir as demandas das unidades e as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem. A 3ª Gerência Regional da Educação está sempre de portas abertas e pronta para o diálogo contínuo entre o estado e toda a comunidade escolar", destaca a gerente, Ana Paula Soares.