Educação

Seis dicas para melhorar a gestão do tempo na hora de estudar

16/05/16 - 22h07
EBC

Nos dias atuais, em que os jovens precisam lidar com tantas ferramentas de comunicação, como o celular, tablet, WhatsApp, Youtube, e-mail e Instagram fica cada vez mais difícil se concentrar nos estudos. São milhares de mensagens trocadas o dia inteiro e vídeos sobre os mais diversos assuntos postados por anônimos sobre os mais diversos assuntos.  

Com o objetivo de aumentar o rendimento e concentração nos estudos, Clarice Dahis, coordenadora do Apoio Pedagógico do Ibmec/RJ e Rodrigo Siqueira, professor do Ibmec e Coach de Carreira e Atenção Plena, dão dicas que podem ajudar a tornar a rotina de estudos mais produtiva e estimulante.  

Veja as seis dicas que podem ajudar na otimização do tempo para o melhor rendimento na hora dos estudos: 

1.         Utilize Técnicas de Gestão de Tempo para transformar suas leituras e estudos numa aprendizagem mais significativa. Adote uma lista de atividades: agenda, mural ou aplicativo do celular. Assim fica mais fácil administrar o seu dia-a-dia. Escolha a ferramenta com a qual se identifique. Caso prefira anota, opte por uma agenda, se você é mais tecnológico, o celular será mais prático, mas se gosta mesmo de visualizar suas tarefas, coloque num mural, em local bem visível.  

2.         Liste tarefas e definir prioridades. Ao analisar suas anotações, veja o que precisa fazer primeiro e eleja a mais importante. Assim terá tranquilidade para dar andamento às demais, que nem sempre tem um prazo tão curto para serem concluídas.  

3.         Mantenha o foco nas atividades. Quando começar uma atividade, vá até o final e conclua a mesma antes de iniciar outro projeto.  Dê atenção plena ao que estiver fazendo naquele momento. Assim, poderá fazer as atividades com mais concentração. 

4.         Defina horários fixos para ver e-mails e WhatsApp, por exemplo. Dentro do seu plano, estabeleça claramente quais serão os momentos para responder e-mails e mensagens, quer seja de amigos, familiares ou até mesmo colegas de turma.  

5.         Faça pausa entre as atividades. Isso é primordial para que consiga relaxar entre as atividades e retomar com foco total nos estudos. Saber a melhor hora para dar uma pauta é importante para não perder o encadeamento de um projeto. 


6.         Deixe o telefone no modo silencioso e só retornar as ligações quando acabar os estudos. Resista à tentação de atender o telefone logo no primeiro toque ao deixá-lo no mudo e longe dos seus olhos. Quando o objeto não está ao alcance das mãos, fica mais fácil se concentrar.