Esporte

Seleção olímpica é convocada e desfalcará clubes em jogos importantes

Veja / Placar | 15/05/19 - 16h51
Lucas Figueiredo / CBF

O técnico André Jardine convocou a seleção olímpica nesta quarta-feira, 15, para a disputa do Torneio Internacional Maurice Rivello, que será realizado durante o mês de junho, em Toulon, na França. A data da competição coincide com algumas rodadas do Campeonato Brasileiro e decisões na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, causando perdas importantes para os principais clubes do país.

O torneio francês será disputado entre 1 e 15 de junho, mas os jogadores terão de se apresentar no dia 27 deste mês. Atletas como Antony, do São Paulo, Pedro, do Fluminense, e Mateus Vital, do Corinthians, serão desfalques importantes para suas equipes, que estão nas oitavas de final da Copa do Brasil, com jogos de volta marcados para o final de maio e início de junho.

A convocação deve, inclusive, antecipar a despedida de Rodrygo no Santos, pois ele terá de se apresentar no Real Madrid em junho. Assim, o jovem atacante deve jogar sua última partida com a camisa do Santos no próximo dia 26, contra o Internacional, na Vila Belmiro, pela 6ª rodada do Brasileirão. O Santos, no entanto, já anunciou que solicitou a desconvocação de Rodrygo. A tendência é que outros clubes façam o mesmo.

O Corinthians também terá motivos para se preocupar nas últimas rodadas do Brasileirão antes da parada para a disputa da Copa América. Pedrinho e Mateus Vital devem desfalcar o time paulista em cinco partidas, incluindo o jogo da volta contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e o clássico com o Santos, pelo Brasileirão, no dia 12 de junho. A dupla também perderá o segundo jogo contra o Deportivo Lara, pela Copa Sul-Americana.

Já o São Paulo não poderá contar com o atacante Antony em quatro partidas, incluindo a segunda partida contra o Bahia, pelas oitavas na Copa do Brasil. O Fluminense perderá o atacante Pedro em cinco confrontos, o primeiro deles na partida de volta contra o Atlético Nacional, na Colômbia, pela Sul-Americana. Outros duelos importantes nesta lista serão o clássico com o Flamengo, pelo Brasileirão, e a segunda partida contra o Cruzeiro, nas oitavas da Copa do Brasil.

O Atlético-MG terá a baixa do lateral Guga também por cinco jogos. A equipe mineira sofrerá a baixa na volta da Sul-Americana, contra o Unión La Calera, e na volta da Copa do Brasil, contra o Santos. O lateral Renan Lodi, titular do Athletico-PR, também perderá cinco jogos, incluindo o segundo jogo da Recopa Sul-Americana, contra o River Plate.

Jardine convocou, ao todo, 22 atletas de até 22 anos para a disputa do torneio, em Toulon, na França. Será a primeira competição preparatória da equipe de olho no Torneio Pré-Olímpico, que será disputado em janeiro, na Colômbia, e dará duas vagas para as Olimpíadas de Tóquio.

A seleção brasileira vai estrear no dia 2 de junho, contra a Guatemala. Três dias depois, enfrentará a anfitriã França. No dia 8, será a vez de jogar contra o Catar, no encerramento da primeira fase. Também estarão na competição as seleções de Japão, Chile, Inglaterra, Portugal, China, Bahrein, Irlanda e México.

A lista dos jogadores convocados:

Goleiros: Lucão (Vasco), Lucas Perri (Crystal Palace-ING) e Ivan (Ponte Preta);

Defensores: Gabriel (Lille-FRA), Murilo Paim (Cruzeiro), Luiz Felipe (Lazio-ITA), Lyanco (Bologna-ITA), Emerson (Betis-ESP), Guga (Atlético-MG), Iago Borduchi (Internacional) e Renan Lodi (Athletico-PR);

Meio-campistas: Douglas Luiz (Girona-ESP), Thiago Maia (Lille-FRA), Tabata (Portimonense-POR), Wendel (Sporting-POR), Mateus Vital (Corinthians) e Matheus Henrique (Grêmio);

Atacantes: Pedrinho (Corinthians), Matheus Cunha (RB Leipzig-ALE), Rodrygo (Santos), Antony (São Paulo) e Pedro (Fluminense).