Maceió

Sem alternativa, trabalhadores se aglomeram em pontos e dentro de ônibus em Maceió 

Eberth Lins | 22/03/21 - 09h28 - Atualizado em 22/03/21 - 12h11
Foto: Cortesia ao TNH1

Como parte das medidas para frear o avanço da Covid no estado, nesta segunda-feira (22), estão fechadas todas as lojas do Centro de Maceió e também as lojas de rua, ficando abertos somente os shoppings centers, das 11h às 20h.  A medida seria para alternar e diminuir a circulação de pessoas e consequentemente evitar aglomerações.

Na prática, no entanto, a estratégia está longe de ser funcional. Ainda nas primeiras horas da manhã, o que se constatou foi insuficiência na oferta de coletivos, o que resultou em trabalhadores amontoados em paradas e dentro de ônibus lotados, sem nenhuma alternativa de distanciamento social. Confira fotos e vídeos enviados por internautas ao TNH1:

As fotos e vídeos mostradas nesta matéria são registros de bairros e linhas de ônibus distintas, nas partes alta e baixa da cidade.

O TNH1 entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão responsável pela oferta e fiscalização dos coletivos na capital, para saber se a Prefeitura estuda adotar novas medidas para evitar a aglomeração de pessoas nos ônibus, a exemplo de somente permitir passageiros sentados. 

Sem opções, trabalhadores se aglomeram em ônibus lotado
Sem opções, trabalhadores se aglomeram em ônibus lotado (Foto: Cortesia ao TNH1)
Sem opções, trabalhadores se aglomeram em ônibus lotado
Sem opções, trabalhadores se aglomeram em ônibus lotado (Foto: Cortesia ao TNH1)

A reportagem também questionou se houve diminuição da frota por parte das empresas. Confira a nota na íntegra:

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que não houve redução na quantidade de ônibus ofertada para os passageiros em relação à operação normal para dias úteis. Ao contrário, segundo determinação da SMTT, as empresas não podem reduzir a frota de ônibus que circulam na capital.

Na análise do último fim de semana, a redução na quantidade de usuários demonstra uma queda na procura pelo serviço de transporte coletivo: no sábado, houve uma redução de 32% na quantidade de usuários, já no domingo de 62%. Mesmo diante desse cenário, 35 ônibus deram o reforço operacional a algumas linhas.

Para os próximos dias, será mantida a análise e o reforço nas linhas, com a presença dos Fiscais de Transporte e as reclamações dos usuários pelo 118, nosso canal de denúncias. Assim, será, diariamente, observada a demanda de passageiros para que sejam feitos os ajustes necessários.

Distanciamento social

Recomendado pelas autoridades sanitárias de todo o mundo, o distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da Covid-19. A transmissão da Covid ocorre de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.