Curiosidades

Seu cão está com dificuldade para respirar? Saiba o que fazer

O dono deve sempre estar atento a saúde do seu pet para evitar doenças mais graves

Ig | 19/06/19 - 23h03
Reprodução

Donos de cães devem sempre estar atentos a saúde dos seus animais, principalmente em épocas com maior propenção a enfermidades, como o inverno. O frio acaba levando ao surgimento de diversas doenças respiratórias e é preciso ficar atento se o cachorro não está com dificuldade para respirar.

Vírus, fungos, bactérias ou protozoários são alguns dos causadores dessas enfermidades, e eles podem gerar males bem simples, como alergias e resfriados, mas também graves, como asma e pneumonia. Então, se o pet sempre respirou normal e, de repente, começou a ter dificuldade para respirar , fique atento, pois ele precisa ser tratado.

Como identificar?

Primeiramente, o principal sintoma é a dificuldade para respirar. Puxar ar para os pulmões é um grande trabalho para o animal. Esse esforço pode deixá-lo ofegante, sem nem ter praticado exercícios e causar vômitos constantes. Preste atenção em quantas vezes o cão inspira o ar. 

Outros sintomas são espirros, tosses, corrimento nasal, respiração curta e rápida, sibilo (chiado ao respirar), febre, latidos roucos, cianose (mucosas arroxeadas), desidratação e perda de apetite. Fique atento para esse quadro não evoluir para uma doença respiratória mais grave.

Possíveis causas 

As causas da dificuldade de respirar são várias, mas só uma visita ao veterinário pode identificar corretamente o problema. Veja algumas das doenças que causam problemas respiratórios e podem atingir cães.

  • Pneumonia 
  • Bronquite 
  • Colapso de traqueia 
  • Tumores torácicos 
  • Engasgo com objeto estranho 
  • Tosse dos Canis 
  • Alergias 
  • Pneumotórax 
  • Hemotórax 
  • Pleurite 

O que fazer caso o animal tenha uma parada respiratória? 

Primeiramente, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária. Durante o caminho, o dono pode tentar realizar os primeiro socorros antes do pet ser devidamente atendido. O primeiro passo é verificar os sons dos batimentos cardíacos do cachorro. Caso nenhum batimento tenha sido detectado, deve-se deitar o animal do lado direito, manter a boca dele fechada e assopar no focinho, semelhante a respiração boca a boca. Depois, atrás do cotovelo do cão, o tutor deve fazer a massagem cardíaca, sendo um sopro para cada cinco compressões no tórax. A sequência deve ser repetida pelo menos três vezes ou até chegar na clínica.

Como tratar as doenças?

O tratameto adequado depende da origem do problema, então para a doença ser corretamente idenficada e curada, leve o animal primeiro num profissional. Jamais medique em casa, pois você não sabe o motivo do problema respiratório e isso pode agravar o caso do pet. Depois de levá-lo ao veterinário, siga o tratamente prescrito e, se não houver melhora, procure o profissional novamente.

Existem alguns cuidados que podem ser feitos diariamente e que evitam uma possível dificuldade para respirar. Não deixe de dar todas as vacinas ao animal, não o deixe exposto a chuva ou frio e o mantenha sempre limpo. Esses pequenos cuidados vão garantir que seu cachorro esteja sempre saudável e raramente fique doente. Em seguida, atrás do cotovelo do cão, o tutor deve fazer a massagem cardíaca, sendo um sopro para cada 5 compressões no tórax. A sequência deve ser repetida pelo menos três vezes ou até chegar na clínica.