Curiosidades

Sexta-feira 13: por que é considerado um dia de azar

CNN Brasil | 13/11/20 - 16h08
Reprodução

Pelo menos uma vez por ano as datas do calendário se alinham para dar origem a uma sexta-feira 13. Os preços das passagens aéreas tendem a cair (quando não é época de pandemia de Covid-19), chefes supersticiosos evitam reuniões importantes e há uma pequena parte em você que espera que algo estranho aconteça. As informações são da CNN. 

Por que 13?

O medo do dia 13 remonta de séculos atrás e muitas pessoas acreditam que ele se origina do Código de Hamurabi, que teria deixado de fora dos códigos legais escritos uma 13ª lei. Contudo, na verdade, isso foi apenas um erro cometido por um tradutor, que simplesmente omitiu uma linha de texto.

Por que sexta?

A associação negativa com a sexta-feira é uma combinação de origens religiosas e culturais. Alguns cristãos acreditam que a sexta é um dia de má sorte porque foi o dia da semana em que Jesus foi crucificado. Nos séculos 14 e 15, algumas figuras proeminentes e escritores começaram a denunciar publicamente o dia como negativo com pouco contexto sobre os motivos para isso. 

Por que sexta-feira 13?

Como esperado, não se tem certeza das evidências históricas de como sexta-feira 13 se tornou sinônimo de azar e superstição. Há muitas teorias de que a data surgiu em séculos passados, mas a maioria delas já foi completamente rejeitada.

A verdadeira histeria com sexta-feira 13 começou no século 20. Muitos atribuem isso ao livro de Thomas Lawson chamado Friday, the Thirteenth (Sexta-feira, 13, em tradução livre). A obra conta a história de um corretor da bolsa de valores que escolhe aquele dia para deliberadamente quebrar o mercado de ações. 

Um ano depois, em 1908, o jornal The New York Times se tornou um dos primeiros veículos a reconhecer as superstições em torno da data. No fim dos anos 1980, a popularidade da franquia de filmes Sexta-feira 13 se somou ao fenômeno cultural.

Pela lógica da ciência, a sexta-feira 13 pode ser tanto de azar quanto de sorte, depende do ponto de vista. Então, em vez de ficar com medo da data, tente incorporar alguns rituais positivos na sua vida e veja o que acontece.