Maceió

Simulado de evacuação ocorre em fevereiro e Fernandes Lima será rota de saída

Erik Maia e Letícia Cardoso* | 18/01/19 - 10h26
Google Maps

A Defesa Civil Estadual anunciou na manhã desta sexta-feira, 18, durante coletiva de imprensa para apresentação do Plano de Contingência do Pinheiro, no Palácio do Governo, em Maceió, que o simulado de evacuação para o bairro será realizado no dia 23 de fevereiro, durante a tarde. 

A estimativa é que cerca de 600 pessoas participem do simulado, que deve ter duração de 45 minutos. A Avenida Fernandes Lima será rota de fuga para feridos durante a simulação e não será interditada como foi divulgado inicialmente pelo TNH1. De acordo com a Defesa Civil, a interdição foi descartada porque iria atrapalhar o trânsito e, por consequência, a saída dos veículos do bairro.

As rotas de fuga estão sendo projetadas do centro do bairro para as extremidades, onde o ponto de encontro principal deve ficar localizado no Cepa. O coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Moisés Pereira, explicou que a barreira da Fernandes Lima e a via por trás do Cepa serão utilizadas pelas viaturas e como rotas para hospitais.

Outras vias de fuga serão direcionadas às regiões da Casa Vieira, terminal rodoviário do Hospital Sanatório e rua Clarêncio Jucá, com saída próximo a importadora Volkswagen. Os moradores que estiverem na região da encosta devem se encaminhar à Praça Lucema Maranhão e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Como parte dos preparativos, no dia 5 de fevereiro haverá uma reunião no Exército para discutir as etapas de execução desse treinamento. 

O TNH1 acompanhou em tempo real a reunião desta manhã entre representantes do governo federal, estadual e prefeitura de Maceió para debater e explicar as estratégias para os moradores do bairro, que foi afetado por um tremor de terra em março de 2018.


*Estagiária sob supervisão da editoria