Maceió

Solo cede e dois veículos afundam em rua do bairro Pinheiro

TNH1 | 31/07/20 - 08h53
Fotos: Bruno Protásio

O asfalto cedeu na manhã desta sexta-feira, 31, na Rua Arsênio Fortes, no Bairro do Pinheiro, engolindo parcialmente dois veículos, entre eles um ônibus. Um morador registrou e enviou vídeo ao TNH1

As primeiras informações apontam que se trata de uma obra nas proximidades. Mas o afundamento chama a atenção por ser no bairro do Pinheiro, que sofre com instabilidade no solo junto com mais três bairros da capital. Parte dos moradores já deixaram a região.

A região onde a rua se localiza está interditada desde a última segunda-feira, 27, por conta da obra, mas o trânsito é liberado a partir das 17h, e segundo moradores, o ônibus  coletivo da empresa Cidade de Maceió teria chegado ao local durante a madrugada.

Veja o vídeo enviado pelo morador:

De acordo com o morador, identificado como Marcondes Oliveira, o sogro dele havia saído de casa para fazer compras, e quando voltou estacionou o veículo em frente ao mercadinho do qual é dono. Minutos depois de ter entrado em casa, ele voltou e encontrou o carro afundado.

A Defesa Civil Municipal informou à produção da TV Pajuçara que não há imóveis da Rua Arsênio Fortes presentes no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, área estabelecida para as residências afetadas pelos afundamentos do solo que ocorrem desde 2018, em decorrência da exploração de sal-gema no bairro.

O morador informou que há uma obra de saneamento básico feita pela Casal na região. "Há um pessoal trabalhando aqui. Surpreendeu todo mundo, o ônibus ainda está aqui parado, não conseguiu mais sair", disse.

O TNH1 entrou em contato com a assessoria da Casal e foi informado que as obras estão sendo realizadas para implantar rede coletora de esgoto na Arsênio Fortes, e que elas devem terminar em breve. Leia a nota na íntegra:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que, por meio da empresa Sanema, com a qual mantém um Contrato de Locação de Ativos para implantação de um sistema de esgotamento sanitário na região do Farol e bairros adjacentes, está com uma obra na Rua Arsênio Fortes, no Farol. Trata-se de implantação de rede coletora de esgoto. A vala na qual a rede foi implantada já foi fechada, faltando apenas receber a camada final de asfalto. A Sanema está com seu corpo técnico no local para averiguar o que causou o afundamento da vala com a passagem de veículos. Uma das possibilidades é a consequência da chuva das últimas 24 horas em Maceió. Tão logo os profissionais cheguem a uma conclusão, serão tomadas as medidas necessárias para correção. O local será novamente isolado para que o trabalho seja feito. A Casal e a Sanema reforçam que o sistema de esgotamento sanitário da região vai beneficiar cerca de 160 mil pessoas com coleta e tratamento de efluente, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida dos moradores, além de melhorias para o meio ambiente.