Tecnologia

Sua internet está lenta? Veja como medir a velocidade de conexão

10/02/17 - 20h04
Reprodução

Uma das principais reclamações dos usuários de internet é de que a conexão está lenta. A melhor forma de descobrir se a velocidade está dentro do limite contratado ou se você está com algum problema na rede local é fazendo um teste. Veja como verificar a velocidade da sua internet de banda larga.

Conecte o seu computador à rede que você quer testar e acesse o site http://www.speedtest.net/pt/. A página vai exibir um mapa indicando a sua localização e, ao passar o mouse pela seta verde, será possível verificar as provedoras de internet disponíveis.

Você pode clicar em “Iniciar teste” para verificar a sua conexão ou então escolher uma provedora para conferir qual oferece a internet com maior velocidade na região.

O medidor avalia o tempo de resposta do Ping, que é o comando utilizado para medição de conexão entre equipamentos, e as velocidades de download e upload.

No final do teste, são exibidos os resultados e ainda é possível comparar com medições anteriores, clicando no botão “Comparar seu resultado”, para analisar a variação da velocidade do serviço contratado.

Vale lembrar que um plano que ofereça "10 Mega", por exemplo, não significa uma velocidade de download de 10 megabytes por segundo, pois velocidades de transferência são medidas em bits por segundo, não em bytes. Como cada byte é equivalente a 8 bits, então a velocidade real é 1/8 do valor em megabytes, ou seja, 1,25 Mbps.

O SpeedTest também está disponível com aplicativo para Android e iOS, o que possibilita medir a velocidade de internet 3G.