Comportamento

Superstição: as melhores simpatias de ano novo

30/12/17 - 23h00

O ano novo está chegando e esta época é uma ótima oportunidade para rever o ano que passou, as coisas boas e ruins, os acertos e erros e o que é necessário melhorar e manter. Mas, principalmente, é hora de fa­zer novos planos para o novo ci­clo que se inicia. Com as reflexões, chegam também as famosas sim­patias de fim de ano. Existem su­perstições e simpatias de todos os tipos, mas algumas são mais recor­rentes em todos os cantos do Brasil.

Acredita-se que alguns ali­mentos podem garantir prospe­ridade no ano novo. Um deles é a lentilha. Estas sementes crescem quando cozidas, por isso, diz-se que consumir qualquer quanti­dade delas no réveillon traz fartu­ra no ano seguinte. As uvas tam­bém têm boa fama. Acredita-se que consumir 12 gomos da fruta e guardar os caroços na carteira garante dinheiro por todo o ano. Outro alimento indicado é a car­ne de porco, por ser um animal que ‘fuça’ pra frente, o que garan­tiria progresso. O que não ‘‘deve’’ ser consumido nesta data são as aves, porque ciscam para trás, e o caranguejo, que anda de lado.

É comum escolher com cuida­do a roupa da festa e, sobretudo, sua cor. Acredita-se que cada uma delas significa algo, aquilo que você deseja ter no ano que está por co­meçar. O branco é o querido da data e garante paz. Já o amarelo traz riqueza; o rosa, amor, e o verme­lho, paixão. Também é usual que as pessoas se vistam com peças novas, compradas exclusivamente para a ocasião, para dar boa sorte.

Em Goiás não tem praia, mas muitos goianos não abrem mão de passar o réveillon na praia. Acredi­ta-se que pulando sete ondas do mar, após a meia-noite, fará com que todos os seus pedidos se rea­lizem. Para cada pulo, um desejo. Em seguida, deve-se sair do mar de frente para ele, só virando de costas quando tiver saído completamente da água. Isto garante que a energia negativa fique no ano que passou.

PÉ DIREITO

Caso você não esteja perto do mar para fazer a simpatia anterior, pode pular em qualquer lugar, ape­nas com o pé direito. A ele é atribuí­da boa sorte e quem pratica esta simpatia acredita que, desta forma, será muito afortunado no novo ano.

Muitos acreditam que gritar, bater panelas, apitar, batucar, ou qualquer coisa que faça muito barulho espanta o mal e o azar. A barulheira deve começar exa­tamente à meia-noite. Fazer uma limpeza daquelas em casa, no úl­timo dia do ano, também ajuda na busca por boas e novas ener­gias. É preciso varrer o lugar dos fundos para a porta de entrada, colocar todo o lixo pra fora e tro­car a roupa de cama. Indepen­dente da sua crença, esta repórter deseja um ótimo fim de ano para todos leitores que irão ou não fa­zer as famosas simpatias.

  • Prosperidade

Este banho deve ser feito entre 01 e 06 de janeiro. Sempre durante o dia, com sol. Pois sol é sinônimo de prosperidade. Esta simpatia deve ser feita para atrair riquezas e oportunidades.

Ferva 2 litros de água e coloque oito moedas. Deixe ferver por 3 minutos, apague e abafe. Quando estiver em temperatura ambiente, leve a água e as moedas para o banho.

Tome um banho normal. No final, jogue a água com as moedas sobre sua cabeça e corpo.

Neste momento decrete: “que em 2018 a prosperidade em minha vida multiplique 8×8 em todos os aspectos e em todas as áreas”.

Recolha as moedas e guarde-as com você por sete dias. Depois, guarde uma moeda com você até o dia 31 de dezembro de 2018 e, então, doe.

As outras sete moedas você usará normalmente. Passará para frente e sempre decretando: “que esta moeda faça multiplicar 8×8 sua prosperidade em 2018”.

  • Para arrumar um emprego

Pegue um pedaço de papel e escreva 7 vezes a palavra Júpiter (planeta que representa fartura e dinheiro) uma em baixo da outra. Feito isso, dobre-o e amarre-o com uma linha azul. Por fim coloque-o aos pés da imagem de seu santo de devoção, faça seu pedido e saia sem olhar para trás.

  • Amor

Use uma calcinha vermelha ou rosa para viver um grande amor no próximo ano. O mais conhecido dos rituais de ano novo funciona melhor se a roupa íntima for nova, para deixar todas as desilusões no passado. Melhor ainda se a lingerie for dada a você de presente por outra pessoa.