Maceió

Tartaruga morre na praia de Ponta Verde; suspeita é de colisão com embarcação

Redação TNH1 | 24/01/22 - 16h12
Foto: Instituto Biota

Uma tartaruga-verde juvenil marinha foi encontrada morta na areia da praia de Ponta Verde, em Maceió, no último domingo, 23, com ferimento grave no casco. 

Segundo o Instituto Biota de Conservação, o animal foi recolhido para realização de necropsia pela equipe veterinária, que determinou como causa da morte do animal hemorragia severa decorrente de lesões cortocontundentes na carapaça. Os cortes profundos causaram a fratura do casco e atingiram também órgãos vitais do animal (fígado e pulmão).

A suspeita do Biota é que a tartaruga foi ferida por alguma hélice de embarcação. "Esses cortes no casco da tartaruga são característicos de lesão por hélice, indicando que a colisão com uma embarcação levou a morte desse animal", informou o instituto em publicação nas redes sociais.

E alertou para os pilotos de embarcações. "Fica aqui nosso alerta para que pilotos e tripulação de embarcações a motor atentem e desviem em caso de avistamento de animais marinhos, e também reduzam ao máximo a velocidade de deslocamento em nosso litoral, cada vez mais frequentado por tartarugas e outros animais vulneráveis, dando a esses animais a chance de fugir antes de alguma colisão."