Polícia

Técnica de enfermagem diz que não aplicou corretamente a vacina em idosa por distração

TNH1 | 19/02/21 - 09h14
Arquivo

A profissional de enfermagem que não aplicou corretamente a vacina contra Covid-19 em uma idosa de 97 anos já prestou depoimento à polícia em Maceió e afirmou que o erro aconteceu por distração dela no momento do procedimento. As informações foram confirmadas pela assessoria da Polícia Civil à produção do programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, na manhã de hoje (19). 

O delegado Antônio Edson, responsável pelo inquérito, disse que a mulher afirmou que aplicou a vacina, porém não empurrou o êmbolo. A técnica de enfermagem também explicou que, no momento de aplicar a vacina na idosa, uma pessoa perguntou sobre a reação da mesma. Ela contou que durante a resposta se distraiu e achou que já tinha aplicado a dose.

Ainda de acordo com Edson, a mulher contou que descartou o material logo depois do procedimento, na caixa que estava outras seringas utilizadas por ela, no mesmo dia da aplicação. A medida, segundo a polícia, descarta a suspeita de que poderia ter ocorrido desvio de doses.

A Polícia Civil deve colher, nos próximos dias, depoimentos dos familiares da idosa de 97 anos e de outros profissionais que estavam no local no primeiro dia da vacinação em Maceió.

Afastamento na SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclareceu que a  técnica de enfermagem permanece afastada de suas funções enquanto estiver sendo realizado o procedimento interno de sindicância, que ocorre em sigilo.

A SMS também afirmou que não há nenhum outro procedimento ou ocorrência anterior referente à atuação da profissional e reforça que o parecer final da Comissão de Sindicância será encaminhado ao Ministério Público Estadual.