Tecnologia

Telegram supera WhatsApp e é o aplicativo mais baixado do mundo em janeiro

CNN Brasil | 06/02/21 - 17h30

O Telegram saiu da oitava posição e se tornou o aplicativo mais baixado de janeiro no mundo todo. Segundo a plataforma Senso Tower, foram 63 milhões de downloads, número 3,8 vezes maior do que o registrado no mesmo mês de 2020. 

Os países com mais instalações do serviço de mensagem foram a Índia (24%), seguida pela Indonésia (10%). 

O segundo lugar no ranking ficou com o Tik Tok, que teve 62 milhões de downloads. O maior número foi registrado em Douyin, na China (17%), seguido pelos Estados Unidos (10%). 

Na terceira posição, aparece o Signal. A quarta ficou com o Facebook, e a quinta, com o WhatsApp. 

O crescimento do Telegram está relacionado com as mudanças na política de privacidade anunciadas pelo WhatsApp no início do ano. 

Desde que a plataforma avisou sobre os novos termos, que prevê o compartilhamento de dados com o Facebook, milhares de usuários começaram a buscar por aplicativos alternativos. Para tentar evitar uma fuga ainda maior, a empresa de Mark Zuckerberg resolveu adiar as mudanças de 8 de fevereiro para 15 de maio. 

Isso, porém, não foi suficiente para reverter a situação. Em dezembro, o WhatsApp era o terceiro aplicativo com maior quantidade de downloads. 

App Store e Google Play

O levantamento também avalia os dados da App Store e do Google Play. Entre os usuários da Apple, os aplicativos mais baixados em janeiro foram o TikTok, o Youtube e o Zoom. 

Nos dispositivos com Android, o Telegram lidera, seguido pelo Signal e pelo TikTok.