Esporte

Tenente do CBMAL lidera equipe alagoana do Campeonato Regional Norte / Nordeste de Goalball

13/05/16 - 22h57
Agência Alagoas

Alagoas está sendo o palco do Campeonato Regional Norte / Nordeste de goalball do dia 13 até o dia 15 de maio. E em Alagoas, um dos grandes lutadores e incentivadores do esporte é um tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), tenente BM Marcelo Chagas, que é presidente da associação técnica Anthares / Cyro Accioly e é técnico das equipes masculina e feminina de goalball no estado. 

A competição será realizada pela primeira vez na cidade de Maceió, que receberá 16 equipes dos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os jogos serão disputados no Centro Universitário Cesmac. 

Para quem não conhece o goalball, este é tido com um dos esportes mais emocionantes que existe. Ele surgiu logo após a II Guerra Mundial e visava ocupar desportivamente, os ex-combatentes que haviam cegado em combate.  

Foi assim que surgiu o primeiro desporto criado especificamente para deficientes visuais, cegos e pessoas de baixa visão, ao contrário de outros, não derivando de nenhuma modalidade existente.  

No goalball existem duas equipes de três jogadores cada, que tem como funções marcar golos e evitar que eles aconteçam na sua baliza. Este jogo é disputado geralmente em recintos fechados com piso de madeira polida ou sintético, uma vez que o campo tem linhas tácteis para facilitar a orientação dos atletas. A bola também possui guizos de orientação. 

Para o campeonato regional são cerca de 140 pessoas envolvidas, entre atletas e comissões técnicas e o campeonato valerá como etapa classificatória para a Copa Brasil de Goalball. 

Segundo o tenente Marcelo, as dificuldades encontradas são muitas, mas os atletas estão sempre motivados: “Apesar da dificuldade, as equipes estão motivadas e animadas a participarem do campeonato. Aqui em Alagoas, não temos um ginásio adaptado para treinar, mas mesmo assim conseguimos desenvolver bem o esporte”, disse o tenente. 

A competição será realizada em duas fases: de grupo e eliminatória. As nove equipes da categoria masculina serão distribuídas em dois grupos, assim como as sete participantes do feminino. Todas as equipes se enfrentarão dentro das suas respectivas chaves, e as primeiras e segundas colocadas de cada avançam para a fase semifinal. Os times vencedores jogam a finais, que serão disputados no domingo, 15. 

O campeonato conta com o apoio do CBMAL, da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos  e da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais.