Mercado de Trabalho

TJ de Alagoas abre seleção de estágio em Jornalismo nesta segunda-feira (13)

Assessoria | 10/01/20 - 14h24
Assessoria

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) abre, nesta segunda-feira (13), as inscrições para o processo seletivo de estágio em Jornalismo. Os interessados devem efetuar a inscrição no site da Escola Superior da Magistratura (Esmal) até 27 de janeiro. A prova está prevista para 11 de fevereiro. Confira aqui o edital.

Os candidatos com deficiência deverão indicar sua condição no ato da inscrição, além de enviar o laudo médico até 20 de janeiro. 10% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros.

Os aprovados comporão cadastro reserva e poderão ser convocados na medida em que surgirem vagas nos setores de comunicação do Judiciário alagoano. No momento da convocação, os aprovados devem cursar o 5º ou o 6º período do curso.

A carga horária do estágio é de 24 horas semanais e o contrato é de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano. O estagiário receberá bolsa equivalente a um salário mínimo e auxílio-transporte.

Prova

A prova será composta por sete questões objetivas, valendo um ponto cada; uma questão discursiva, valendo três pontos; e redação, que consistirá na elaboração de uma matéria jornalística, com no mínimo 25 e no máximo 45 linhas, valendo de zero a dez. No dia da prova, os candidatos deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e comprovante de inscrição.

Os assuntos abordados serão: técnicas de redação jornalística: título, lead e pirâmide invertida; gêneros jornalísticos; características, linguagens e princípios do texto jornalístico. Também serão abordados conhecimentos básicos sobre o Poder Judiciário: organização e competências, atribuições dos profissionais operadores do Direito, atualidades sobre a Justiça alagoana, órgãos fracionários do TJAL e suas funções.

Caso deseje, o candidato poderá doar duas latas de leite em pó, que serão destinadas ao Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). As doações devem ser entregues na Coordenação de Estágios da Esmal até o dia da prova. O setor, responsável pela organização do certame, funciona das 8h às 18h, na rua Cônego Machado, nº 1.061, bairro Farol. Mais informações pelos telefones (82) 2126-5360 e 2126-5370.