Educação

Trabalhadores da Educação de Maceió encerram greve

28/07/17 - 17h00
Assessoria/Sinteal

http://www.sinteal.org.br/wp-content/uploads/2017/07/IMG_41491.jpghttp://www.sinteal.org.br/wp-content/uploads/2017/07/IMG_41491.jpg

Em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira (28), na sede do Sinteal, no bairro do Mutange, trabalhadores em educação da rede pública de Maceió votaram e decidiram pela suspensão do movimento grevista, iniciado na última segunda-feira.

Antes mesmo de a paralisação iniciar, uma decisão da Justiça já havia declarado a greve ilegal. A categoria pleiteia reajuste salarial de 7,64%, índice apresentado pelo MEC para o piso nacional em 12 de janeiro passado. A decisão previa multa de R$ 3 mil por dia de paralisação.  

Na quarta-feira, 26, a Prefeitura anunciou corte do ponto dos servidores que aderiram à paralisação. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, durante o primeiro semestre deste ano foram realizadas várias reuniões com representantes do Sinteal, nas quais foi exposta a dificuldade financeira e o déficit de cerca de R$ 14 milhões referente aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), por falta do repasse da União.

A entidade solicitou ao TJ-AL uma audiência de conciliação. 

A secretária-adjunta de Formação Sindical da entidade, Girlene Lázaro, incentivou a categoria a “não parar a luta”. Ressaltando que existem 139 escolas na rede pública, Girlene falou da importância de debater e escolher a melhor forma de fazer a luta contra o poder e as arbitrariedades do Executivo municipal.

http://www.sinteal.org.br/wp-content/uploads/2017/07/IMG_4144.jpg

Após a decisão da categoria ficou marcado a realização de um “Dia de Paralisação com Panfletagem”, na próxima 4ª feira (02 de agosto), com concentração às 08 horas, na Praça dos Martírios.