Esporte

Tranquilidade é trunfo de Zanetti para Olimpíada do Rio

22/05/16 - 18h05
Agência Estado

Ouro nas argolas na etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica Artística, Arthur Zanetti se disse "tranquilo demais" neste domingo, no Ginásio do Ibirapuera. A 75 dias para a Olimpíada do Rio, esse é o trunfo do ginasta em relação aos Jogos de Londres, quando tornou-se campeão olímpico.

Para o ginasta, a experiência trouxe essa frieza para os momentos decisivos. "Já tinha uma tranquilidade, mas agora a carga de treino e de competição me deixa mais tranquilo. Provavelmente eu estaria um pouco mais ansioso, agora aqui estou tranquilo demais", afirmou.

Já o técnico Marcos Goto vive a situação contrária. A pressão aumenta à medida que a expectativa de medalha sobre Arthur Zanetti cresce. "A responsabilidade que eu tenho hoje é muito maior. Em Londres, ninguém vinha me cobrar, ninguém nem conhecia o Arthur, hoje há cobrança."

Em São Paulo, Zanetti conquistou a medalha dourada com a nota 15 800 na final. A pontuação ficou dentro da média que o ginasta tem alcançado nas últimas competições. "Sabemos que, se fizer essa média, pega uma final (na Olimpíada). Manter uma regularidade é essencial para o atleta", disse Zanetti. 

Os níveis de execução e dificuldade já são tão altos, que apenas detalhes podem melhorar a sua nota. "Dá para ajustar na parte de encaixe de ombro, parada de mãos, balanço das argolas, chegada. São esses detalhes que a gente está batalhando bastante para os árbitros não descontarem", explicou. Apesar de ainda não ter sido divulgado oficialmente, o ginasta é nome certo na equipe olímpica.