Maceió
Defesa Civil interdita parcialmente ladeira de Fernão Velho
Defesa Civil em alerta máximo: 4 bairros de Maceió superaram volume de chuva para o mês
Ainda há previsão de chuva para zona litorânea de Alagoas, alerta Semarh
Equipes realizam ações em pontos de Maceió para reduzir transtornos das chuvas
Defesa Civil de Maceió registra 16 deslizamentos de barreira após chuvas intensas
Em Maceió, já choveu 60% do esperado para o mês de abril; veja imagens
Alagoas
Vídeo: cidades da região Metropolitana também são atingidas por fortes chuvas
Imunização: 462.653 doses das vacinas contra a Covid foram aplicadas em AL
Alagoas registra 1.228 novos casos e mais 22 mortes por Covid, aponta Sesau
Confira os resultados do Alagoas dá Sorte deste domingo (11)
450.953 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas
Boletim: Alagoas registra mais 24 mortes e 614 novos casos de Covid-19
Nordeste
'Quero reencontrar meus filhos', diz jardineiro após 15 anos preso sem que houvesse processo
Explosão em residência deixa ao menos 5 pessoas feridas em Natal
Consórcio do Nordeste espera Anvisa para trazer 66 milhões de doses da Sputnik V
PF investiga fraude em licitação de máscaras em São Luís
Pernambuco inicia retomada gradual de aulas presenciais
Teresina inclui jornalistas na lista de grupo prioritário para vacinação
Polícia
Idoso é detido após ferir esposa com faca e atear fogo no quarto da casa
Assaltante ataca PMs com faca, é baleado e acaba preso no Prado
Pedido cancelado em aplicativo termina em ameaça e protesto de entregadores em Maceió
Homem é baleado na cabeça, foge por mata e busca socorro em posto de saúde
Morador de residencial ameaça população com arma e é preso em Cidade Universitária
Preso por tráfico, jovem confessa que guardava cocaína na casa da avó de esposa
Gente Famosa
'Ainda bem que não gosto de dormir', brinca Andréia Sadi ao mostrar gêmeos
Televisão
Química de 'Gilthur', choro de Pocah e Viih provocando Juliette marcam festa do BBB21
João é o Anjo da semana e Arthur e Pocah ficam o Monstro
Simone divulga vídeo com Simaria emocionada ao conhecer a sobrinha Zaya; assista
Caio vence prova do líder e Viih Tube diz que ganhou "novo pai" no BBB
Um ano após morte de Flávio Migliaccio, família luta para receber R$ 33 milhões
A partir desta quinta-feira (20), as festas juninas começam com mais força em todo o Nordeste, já que é feriado de Corpus Christi, comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica. Neste período, quem for buscar atendimento médico gratuito nas unidades de saúde vinculadas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), pode ficar tranquilo, pois elas funcionarão normalmente, a fim de garantir assistência adequada, com qualidade, no tempo certo e humanizada,não só a população local, mas, também,aos turistas, que não conhecem a rede de saúde alagoana.
Segundo o gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Sesau, Henrique Damasceno, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros Trapiche da Barra e Benedito Bentes, e os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, criados para realizarem os atendimentos mais simples – assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade -, estarão funcionando sem interrupções. São eles: Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins; Denilma Bulhões, Benedito Bentes; Miguel Fenelom Câmara, Chã da Jaqueira; João Firemam, no Jacintinho; e Noélia Lessa, na Levada. O Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência, em Maceió; Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; e de Emergência do Agreste, em Arapiraca, irão funcionar normalmente durante o feriado.
Damasceno orienta que o paciente deve procurar as UPAs e os Ambulatórios 24 horas nos casos de vômito, diarreia, pequenos cortes, convulsões, crises de asma ou diabetes e quando estiver com dores de cabeça, barriga ou ouvido. Já para o HGE, que é referência em atendimento urgência e emergência, o paciente deve se dirigir, sobretudo, por motivo de queimaduras, visto que lá funciona o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e durante os festejos juninos a preocupação é o aumento dos acidentes com fogos e as tradicionais fogueiras ao longo das festas e comemorações.
“Em caso de acidente envolvendo queimaduras, o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor, ou seja, impedir que permaneça o contato do corpo com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente, em seguida, procurar lavar o local com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada. A orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível, e o local mais adequado é o HGE”, recomendou. A unidade hospitalar também atende pacientes que tenham sofrido dor no peito, pancada na cabeça, acidentes graves de moto ou carro, facadas e tiros.
Contudo, o primeiro passo é um dos ambulatórios. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especializada em pediatria.
Samu – As Centrais Maceió e Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as 36 Bases Descentralizadas irão funcionar normalmente na quinta-feira. O serviço, que pode ser acionado por meio do telefone 192, deve ser procurado apenas se a vítima estiver com sintomas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou infarto.
O Samu também deve ser contatado em casos de engasgos, crises hipertensivas, afogamento, choque elétrico, queimaduras graves e acidentes de trânsito. Também é possível acioná-lo em casos de trabalhos de parto, com risco de morte para a mãe ou para o bebê e em situações de fortes hemorragias, como ocorre com os feridos por armas de fogo e branca.