Educação

Unit Alagoas instaura o primeiro comitê anti racismo acadêmico do estado

Assessoria | 06/05/22 - 12h05
Divulgação

Na terça-feira passada (03), o Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas) realizou a reunião inaugural que instituirá o Comitê Anti Racismo no Centro Universitário, sendo o primeiro do estado dentro da área acadêmica. O objetivo é promover uma agenda anual com cronograma de ações e atividades socioeducativas, voltadas à promoção da igualdade racial e do combate ao racismo, que de forma transversal envolva todos os cursos ofertados pela instituição.

Na reunião, o Reitor da Unit Alagoas, Dario Arcanjo de Santana, enfatizou o comprometimento da instituição. “Nós nos colocamos à disposição para levantar propostas e projetos que possam ser desenvolvidos, seja dentro da instituição ou fora dela. Quero que façam da Unit um centro de debate e desejo que encontrem aqui um instrumento de apoio ao movimento”. 

O comitê será composto por 5 membros e 5 suplentes, representados pelo corpo discente e docente, coordenadores de curso, corpo técnico-administrativo e membros da sociedade civil. 

Benedito Jorge Filho, Coordenador Geral do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, membro como representante da sociedade civil, falou sobre a participação do Anajô no Comitê. “Fui convidado pela Unit, que demonstra por meio desse ato interesse em discutir sobre questões sérias por meio do comitê. E estamos aqui para fazer parte dele e para a gente, sociedade civil e membros do movimento negro, é muito importante ter um órgão dentro de uma instituição privada, discutindo esse tema, que é de extrema importância. A sociedade precisa saber que dentro da instituição existem pessoas e organizações anti-racistas”, completou. 

Durante toda sua história, a Unit Alagoas  tem promovido o reconhecimento humano e a valorização das diversidades, em todos os seus âmbitos. E esses valores são desenvolvidos no ensino e em todas as outras atividades dentro e fora do Campus.