Maceió

UPA do Trapiche completa três anos de atividade e cresce em atendimento

Assessoria | 22/02/19 - 13h06
UPA | Assessoria

 Inaugurada em 22 de fevereiro de 2016, a UPA Trapiche atendeu em 2018 mais pessoas que no ano passado. Um crescimento de 1,46%. Foram 133 mil atendimentos, uma média de 365 pacientes por dia. O setor que mais cresceu foi a Pediatria. Nele, foram atendidas 16.240 crianças. Um crescimento de 11,3% em relação ao ano passado. Outro número expressivo é o de exames laboratoriais. A estatística aponta que foram feitos 42.220 procedimentos, 60 % a mais que no ano passado.

Somente na ortopedia foram feitos 10.521 atendimentos, 15,9 % a mais que em 2017. Os números ratificam o acerto dos governos federal, estadual e municipal em inaugurar uma nova era no atendimento ao cidadão com as novas unidades de pronto atendimento. Para a diretora técnica das UPAs, médica Sandra Gico, “...as UPAS foram projetadas para atender a uma demanda de pacientes com doenças agudas ou agravo de doenças pré-existentes e aqui nós atendemos a esses pacientes e estamos conseguindo estabilizar e encaminhar, só os casos mais graves, para o HGE.

O percentual de resolutividade chega a 99,47%. Isso significa que apenas 0,53% dos pacientes são estabilizados e transferidos. O atendimento humanizado das UPAS de Maceió ganhou a confiança da população e com certeza influenciou nas estatísticas com redução de entradas lá no Hospital Geral”. 

O reconhecimento ao serviço prestado pelas UPAs aflora nos depoimentos presenciais feitos diretamente aos técnicos e corpo médico no dia a dia das unidades, assim como nos registros espontâneos das redes sociais. A satisfação ecoa nas comunidades assistidas pelas UPAs e também nos projetos de ampliação da rede de assistência.

Ao completar três anos de atividade, neste mês de fevereiro, a UPA do Trapiche comemora a crescente média de atendimento que agora já alcança a 365 pacientes por dia. A Gerente Geral, Mariana Fragoso, destacou o envolvimento de toda equipe no sucesso da administração.  

O aniversário da UPA do Trapiche foi abençoado pelo Pastor Júlio César. O coral da Secretaria Municipal de Saúde, regido pelo maestro Gustavo Campo, fez uma apresentação para colaboradores e pacientes.