Maceió

Usuários aguardam testagem em massa após casos de Covid em Casa de Passagem 

Eberth Lins | 27/05/21 - 10h40
Usuários aguardam testagem em massa na Casa de Passagem São Vicente de Paulo | Foto: Cortesia ao TNH1

Após confirmar 28 casos de Covid-19 entre usuários sintomáticos, a Casa de Passagem São Vicente de Paulo, no bairro do Jaraguá, aguarda uma testagem em massa, nesta quinta-feira (27). O local acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade, a maioria população em situação de rua, e não faz controle de circulação de pessoas, o que pode ter aumentando a propagação do vírus entre os que frequentam o espaço.

Os primeiros casos foram confirmados na última sexta-feira (21), quando foram notificadas sete pessoas infectadas. De lá até ontem foram mais 21, sendo 12 até o início da tarde dessa quarta. Um dos usuários confirmados com o vírus se recusou a ficar isolado, pulou o muro e fugiu.

Ao TNH1, o responsável pela casa de passagem, frei João Maria, informou na manhã desta quinta-feira (27) que todos os usuários confirmados com doença já foram encaminhados ao Hospital de Campanha montado no Centro de Convenções, noJaraguá, e que aguardam uma nova testagem para uma triagem no local.

"Aqui ainda temos alguns usuários com sintomas que estão isolados em um quarto. No mais, estamos aguardando a testagem em massa que seria ontem, mas a secretaria [Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)] informou que aconteceu um problema de logística e ficou de mandar uma equipe hoje", disse.

De acordo com o frei, os possíveis novos casos confirmados, sem sintomas, serão encaminhados à Casa de Passagem Familiar, equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

"O município desocupou a casa e organizamos toda a logística para isolar esses casos assintomáticos. Os quartos e alimentação já estão organizados", assegurou.

O TNH1 entrou em contato com a Sesau para confirmar o envio da equipe de testagem à casa de passagem e foi informado que o procedimento deve ser realizado hoje.

Vacinação 

O público atendido na casa de passagem [população em situação de rua] está também incluído na etapa prioritária do Programa Nacional de Imunização Contra a Covid-19, do Governo Federal.

Na capital, essa vacinação tem sido realizada por equipes do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "Ontem (26) uma parte que estava sem sintomas já foi vacinada e hoje uma equipe ficou de voltar para novas aplicações da vacina, às 15h", acrescentou frei João Maria.

A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Maceió para confirmar o envio da equipe de imunização e foi informada que uma equipe irá à casa de passagem, nesta sexta-feira (28).