Saúde

Vai tomar a dose de reforço? Confira quem pode e o que é preciso para receber a 3ª dose

Redação | 23/09/21 - 09h17
Confira quem pode tomar a terceira dose das vacinas contra a Covid-19 | Foto: TNH1

Alagoas autorizou o início da aplicação da terceira dose das vacinas contra a Covid-19, a chamada dose de reforço, mas ainda há muitas dúvidas a respeito de quem pode tomar o imunizante. Para tomar a terceira dose neste momento é preciso ter 70 anos ou mais e ter completado seis meses da segunda dose. Também recebem o reforço aqueles com alto grau de imunossupressão, isto é, quem tem baixa imunidade, com pelo menos 28 dias após terem tomado a 2ª dose, e pessoas acamadas. Confira abaixo qual vacina vai tomar e o que é preciso para receber o imunizante:

Intercambialidade - Conforme a Nota Técnica n° 43/2021 do Ministério da Saúde (MS), a terceira dose deve ser com um imunizante diferente das doses anteriores, o que é chamado de intercambialidade. Exemplo: quem tomou as duas doses da Coronavac e da Astrazeneca tomará a terceira dose da Pfizer e quem tomou as duas doses da Pfizer tomará a dose complementar da Astrazeneca.

Pessoas acamadas - Em Maceió, as pessoas acamadas que tomaram a primeira e a segunda doses em Maceió e já estão cadastradas na base de dados da Prefeitura com essa condição serão contatadas e atendidas pelas equipes de vacinação extramuros. As que vieram a ficar acamadas ao longo desse período precisam ligar para o número 3312-5589 e se cadastrar para receber a equipe de vacinação em casa.

Documentos necessários - Para se vacinar com a terceira dose, pessoas idosas devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos documentos a seguir: prescrição médica com justificativa; exames específicos que estabeleçam o diagnóstico; relatório médico; receitas para terapêutica específica de condições descritas; guia de encaminhamento específico.

Imunossuprimidos que devem tomar a terceira dose : Imunodeficiência primária grave ; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;  pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Onde se vacinar na capital:  Maceió é a primeira cidade a começar a vacinar com a terceira dose e o imunizante está disponível em todos os pontos de vacinação, com horário estendido das 9h até as 21h, no Corujão da Vacina, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária) e nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria. Nos pontos da Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Papódromo (Vergel) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) o horário vai das 9h até às 16h.