Mercado de Trabalho

Veja as qualidades pessoais mais valorizadas em qualquer empresa

Mundo Simples | 22/06/19 - 14h15
Reprodução/Mundo Simples

Você sabe quais são as maiores qualidades que os novos empregadores procuram em seus funcionários?

De fato, essa informação pode ser de grande valor para quem está à procura de colocação, ou para aqueles que já estão trabalhando e desejam progredir na empresa, seja ela de que natureza for. Mas, uma coisa é certa: A qualificação que se valoriza, como já sabemos faz tempo, não se resume ao acúmulo de títulos acadêmicos ou a grife do Status profissional do indivíduo.

De acordo com pesquisas realizadas em vários países, Brasil inclusive, os Especialistas em Recursos Humanos e Seleção de Pessoal fizeram uma lista com os atributos que um funcionário ou candidato a emprego deve ter para agradar aos patrões, e, por que não, ter sucesso em sua carreira profissional.

O ideal seria que antes de ler a relação com os Requisitos, o leitor fizesse uma lista enumerando suas próprias Qualidades, pelo menos aquelas que é capaz de identificar claramente, ou aquelas já conhecidas e que julga mais importantes.

Depois da leitura poderá ver se está no caminho certo, ou se ainda precisa melhorar alguma coisa.

Veja a seguir a lista com os principais pontos, atributos, que faz aquele patrão tratar o empregado como sócio.

1. Atitude Positiva

Empregadores valorizam empregados que são alegres e otimistas, com aquela atitude de "sou capaz". Um bom senso de humor, sem ironia ou vulgaridade, é também uma qualidade muito bem vista.

2. Facilidade de Comunicação

Quesitos como excelência em escrita e expressão verbal são obrigatórios. Saber se expressar de maneira clara e objetiva, tanto no modo escrito quanto falado, farão toda diferença. O fato de ser capaz de redigir corretamente relatórios e textos é um atributo dos mais valorizados pelos empregadores. Construa um bom vocabulário e corrija sua dicção. Fique atento enquanto fala. A excelência na sua capacidade de comunicar-se repercute de maneira altamente positiva aos olhos dos observadores da empresa, inclusive aqueles que você não vê.

3. Habilidade para lidar com Computadores e Dispositivos Móveis

Hoje em dia, saber lidar com os computadores e dispositivos móveis é um item essencial. Na maioria das empresas, logo será em todas, saber usar um processador de textos, acessar a internet, enviar e receber emails e operar acessórios eletrônicos inteligentes, serão pré-requisitos obrigatórios, comuns, tanto para contratação, quanto para permanência no cargo, e naturalmente, para sua evolução profissional.

4. Ética no Trabalho

Um funcionário fortemente comprometido com suas atividades e políticas internas da empresa é um dos mais valorizados. A dica é, sempre termine as tarefas que começa, mesmo quando o grau de dificuldade for grande.

5. Honestidade e Integridade

Não pegue "emprestado" objetos ou suprimentos da empresa sem a expressa permissão do seu empregador ou Supervisor. São coisas para uso no ambiente de trabalho; pertencem a empresa, não a você. Não minta, engane ou roube. Trabalhe o expediente inteiro, afinal de contas, você recebe um salário para isso; seja justo. Deixe as chamadas telefônicas pessoais para os horários de intervalo. Pequenos gestos negativos podem arruinar uma brilhante carreira; pequenos gestos positivos podem garantir seu sucesso.

6. Pontualidade

Chegue sempre na hora. Do mesmo modo, cumpra o horário dos intervalos. Nas exceções, casos onde o funcionário não foi capaz de cumprir os horários, seja por chegar tarde ao local de trabalho ou por atrasar a conclusão de tarefas, deverá informar ao seu supervisor antecipadamente para que o mesmo seja capaz de tomar providências, evitando assim maiores prejuízos e contratempos.

7. Flexibilidade e Adaptação

Disposição para se envolver com vários projetos, para ajudar e encorajar os outros, ou para encontrar soluções criativas para problemas difíceis. É necessário se adaptar às mudanças com rapidez e facilidade. Ter capacidade para rapidamente aprender coisas novas ou se integrar com novas atribuições. Não desanimar diante de obstáculos. Tenha atenção redobrada, mantenha o foco, ao acompanhar vários projetos simultaneamente. Esteja pronto para prosseguir, tome fôlego e aproveite as oportunidades que se apresentam para demonstrar publicamente todo seu potencial.

8. Habilidade para Gerenciar

Saber gerenciar a prioridade de tarefas, ter a habilidade de delegar atribuições sem comprometer os cronogramas de execuções, são outras das mais valorizadas qualidades. Funcionários que sabem administrar a execução de vários projetos simultaneamente, se tornam peças estratégicas para o empregador. Estar apto a identificar e priorizar atividades é uma qualidade notável.

Se dentre seus atributos não está relacionada a capacidade de gerenciar seu tempo, a valorizada técnica de saber fazer as coisas acontecerem, seu currículo não terá um tratamento diferenciado.

A máxima do mundo dos negócios é: "Tempo é dinheiro", e empregados que possuam a habilidade de conduzir projetos de acordo com suas prioridades, cumprindo os prazos estabelecidos, são tratados como verdadeiras jóias preciosas, ou ativos financeiros vivos.