Maceió

Veja como funciona e a importância das taxas de sepultamento e de manutenção de jazigo

Secom Maceió | 21/04/22 - 14h05
Taxa de manutenção de jazigo pode ser paga ao longo do ano corrente | Foto: Ascom Sudes

Perder um ente querido é um momento difícil. Visando minimizar os impactos emocionais de sepultar uma pessoa amada, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) orienta os cidadãos sobre as taxas que podem ser cobradas ao executar os serviços ofertados sem entraves burocráticos.

Ao adquirir um jazigo é muito importante que o cidadão fique atento a todos os pormenores, inclusive às taxas que podem ser cobradas. Afinal, muitas delas terão de ser pagas de forma contínua. Entre essas cobranças está a taxa de manutenção de jazigo, cujo valor pode variar, a depender cemitério.

Cobrada anualmente pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela administração dos campos santos de Maceió, a taxa não possui data de vencimento, sendo possível efetuar o pagamento até o dia 31 de dezembro do ano corrente. O não pagamento da taxa no período de cinco anos consecutivos acarreta a perda da concessão do jazigo, o que provoca a transferência dos restos mortais do ente ao ossuário coletivo.