Mercado de Trabalho

Vestibular Uncisal 2019 oferta 50% das vagas para alunos da rede pública

Assessoria | 06/12/18 - 17h09
Divulgação

Cumprindo um importante papel social, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) oferta 50% das vagas do vestibular 2019 para estudantes da rede pública de ensino. A oferta de vagas atende a uma resolução aprovada pelo Conselho Universitário, em 8 de setembro de 2017, que estabelece o critério de cotas na instituição.

Podem disputar vagas pelo sistema de cotas os candidatos que concluíram, exclusiva e integralmente, os últimos quatro anos do ensino fundamental (ou seja, do 6º ao 9º ano) e o ensino médio (do 1º ao 3º ano) em escolas da rede pública de ensino.

Outra iniciativa busca estimular a participação de alagoanos no vestibular: a bonificação de pontuação. Por meio dela, os estudantes do estado (sejam da rede pública ou privada) ganham um acréscimo na nota final, cuja porcentagem varia de acordo com o tempo de estudo em colégios de Alagoas: 4% ou 5%, segundo os critérios do edital.

Os candidatos que estudaram os últimos quatro anos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e os três anos do ensino médio (do 1º ao 3º ano) em escolas alagoanas recebem um acréscimo de 5% na nota final do processo seletivo. Já para os candidatos que estudaram os três anos do ensino médio (do 1º ao 3º ano) em escolas do estado será dado um acréscimo de 4%.

Conforme o edital, o candidato que optar por concorrer às vagas ofertadas pelo sistema de cotas deverá informar, no ato da inscrição, as instituições de ensino que estudou em cada série e comprovar, no ato da matrícula institucional, que cursou, exclusiva e integralmente, os últimos quatro anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e o ensino médio (1º ao 3º ano) em escolas públicas. Se a comprovação não for efetivada, o candidato será eliminado do processo seletivo, sendo convocado o candidato seguinte na ordem geral de classificação.

Vestibular

A Uncisal divulgou, no último dia 26 de novembro, o edital do vestibular 2019. São ofertadas 490 vagas, para cursos superiores de bacharelado e em tecnologia. As provas serão realizadas no dia 12 e 13 de janeiro de 2019, pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe/Cespe).

Os interessados devem se inscrever entre os dias 29 de novembro e 13 de dezembro. Mais informações no link: http://www.cespe.unb.br/vestibular/uncisal_19

Nos cursos de bacharelado, são ofertadas 200 vagas, distribuídas da seguinte forma: 50 vagas para o curso de Medicina; 40 vagas para o curso de Enfermagem; 30 vagas para o curso de Fonoaudiologia; 40 vagas para o curso de Fisioterapia; e 40 vagas para o curso de Terapia Ocupacional.

Entre os cursos superiores em tecnologia, são oferecidas 290 vagas, distribuídas da seguinte forma: 60 vagas para o curso de Radiologia; 50 vagas para o curso de Gestão Hospitalar; 60 vagas para o curso de Tecnologia de Alimentos; 60 vagas para o curso de Segurança no Trabalho; e 60 vagas para o curso de Sistemas para Internet.