Maceió

Vídeo: van estaciona nos trilhos e VLT é obrigado a parar

Redação com Vitor Menezes, especial para o TNH1 | 16/08/18 - 12h31

Nem mesmo grandes tragédias parecem servir de exemplo para a imprudência no trânsito. Nesta manhã, um colaborador do TNH1 flagrou uma cena surreal no Centro de Maceió.

O VLT precisou parar por conta de uma van, que ficou parada próximo aos trilhos. Apesar do pouco tempo em que obstriuiu o trânsito, passageiros da van desceram do veículo aflitos com o risco a que foram expostos. No vídeo, é possível ouvir o alarme sonoro disparando. No momento não havia engarrafamento no trânsito.  

Edição de vídeo: Alana Reis

Foram instantes decisivos que já provocaram um trágico acidente no dia cinco de março deste ano, que deixou dois mortos e vários feridos em outro trecho do VLT, no bairro do Poço. O motorista de um Fiat Strada realizou uma conversão pela linha férrea quando foi atingido pelo VLT. O motorista, José de Arimatéia Soares, de 66 anos, foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A imagem abaixo foi registrada logo após o acidente.

CBTU DIZ QUE HÁ SINALIZAÇÃO

O TNH1 ouviu a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre sinalização e campanhas educativas no local. Por meio da assessoria, o órgão, responsável pelo VLT, informou que há trechos com sinalização, e outros com fiscais da CBTU para orientar motoristas, e que casos semelhates acontecem quando há engarrafamento, o que não explica o flagrante desta quinta-feira, considerando que não havia engarrafamento no momento da gravação. 

Leia a nota: 

Em todo o trecho, de Maceió a Lourenço de Albuquerque, já tem sinalização eletrônica. Os lugares que não contém sinalização, há uma pessoa da CBTU com uma bandeira para parar o carro. O que muitas vezes ocasiona situações desse tipo é engarrafamento e a pessoa achar que ainda dá tempo para atravessar. Salientamos que no próprio trecho tem sinal sonoro, luminoso e marcação horizontal.