Maceió

Vídeos: após surgimento de rachaduras, unidades residenciais são demolidas em Rio Novo

TNH1 | 12/08/22 - 17h15
Foto: Beatriz Lacerda/TV Pajuçara

A Defesa Civil de Maceió demoliu na tarde desta sexta-feira, 12, oito apartamentos e interditou mais 16 unidades residenciais do conjunto habitacional Vale do Amazonas, que fica localizado na Rua Boa Vista, no bairro do Rio Novo, na parte alta da capital alagoana. A desocupação das unidades aconteceram após moradores da localidade registrarem afundamento de solo e rachaduras em alguns imóveis. 

Imagens gravadas pela repórter Beatriz Lacerda, da TV Pajuçara, mostram o momento em que máquinas da Defesa Civil de Maceió faz a demolição de alguns blocos do conjunto habitacional.

Veja:

De acordo com o relato de um morador do conjunto habitacional, as primeiras rachaduras foram registradas após uma obra de intervenção feita pela pela BRK Alagoas, para conter um vazamento de esgoto na localidade. O morador ainda relatou que uma cratera foi aberta para trocar a tubulação próximo ao residencial, onde, segundo ele, teria começado a desencadear os problemas de solo nos apartamentos dos moradores.

Por meio de nota, a BRK negou que o problema tenha relação com os serviçoes executados pela empresa. Leia a nota na íntegra.

A BRK informa que a situação ocorrida em Rio Novo não tem nenhuma relação com os serviços da empresa na região. Durante o período de chuvas, a umidade do solo provocou a erosão nas vias e ocasionou o rompimento da rede de água que abastece o bairro. 

A concessionária realizou o serviço de reparo emergencial para solucionar os danos causados às tubulações e segue trabalhando para reparar todas as redes e restabelecer o fornecimento de água na região.

BRK

Também por meio de nota, a Defesa Civil de Maceió explicou que os prédios tiveram que ser demolidos devidos aos aos riscos de colapso, para preservar a vida dos moradores dos demais blocos, pedestres e motoristas que passam na via que dá acesso ao conjunto. O órgão acompanha o caso e enviará relatório à BRK Ambiental, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET), Setor de Habitação da Caixa Econômica Federal e Construtora que edificou os imóveis da região. Veja nota na íntegra:

A Defesa Civil de Maceió recomendou a demolição de oito apartamentos do residencial Amazonas, em Rio Novo, devido aos riscos de colapso, para preservar a vida dos moradores dos demais blocos, pedestres e motoristas que passam na via que dá acesso ao conjunto. Os apartamentos já haviam sido evacuados de forma preventiva no mês passado e as famílias receberam os encaminhamentos necessários para cada caso.

O órgão acompanha a situação desde o dia 11 de julho, quando foi chamada pela população que apontava o aparecimento de fissuras em edificações e fendas na pavimentação que liga o residencial Vale do Parnaíba ao Vale do Amazonas. 

Os imóveis dentro da área seguem sendo monitorados pela Defesa Civil de Maceió, que enviará relatório à BRK Ambiental, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET), Setor de Habitação da Caixa Econômica Federal e Construtora que edificou os imóveis da região.

A Sedet realizará análises e vistorias que apontarão a possível causa do aparecimento de fissuras.

Vídeos encaminhados à reportagem do TNH1, na manhã desta sexta-feira, 12, mostram o local antes da demolição. As imagens também expõe a situação degradante do conjunto habitacional, que foi condenado pelas rachaduras na estrutura dos apartamentos. Veja: