Maceió

VÍDEOS: Chuva abre cratera e família deixa casa às pressas no bairro do Farol

O buraco fica localizado no trecho final da Avenida Santa Rita de Cássia. Árvores próximas foram 'engolidas'

João Arthur Sampaio e Gabriel Amorim* | 17/04/24 - 10h33
João Arthur/TNH1

Uma cratera se abriu na Avenida Santa Rita de Cássia, no bairro do Farol, em Maceió, após as chuvas que atingiram a capital alagoana e outras cidades do estado nos últimos dias. O buraco foi aberto ainda na segunda-feira (15), mas foi alargado na madrugada desta quarta (17).

A cratera fica localizada no trecho final da avenida, próximo ao cruzamento com a Rua Professor José Paulino, caminho dos motoristas que vão pegar a Leste Oeste. Árvores próximas foram “engolidas” pelo buraco. Imagens registradas pelo TNH1 mostram como ficou o local (veja abaixo).

O caso assustou a família de Kimberlyn Ferreira, que precisou deixar a casa às pressas após árvores e acumulados das chuvas atingirem o quintal da casa dela. 

— Aconteceu pela intensidade da chuva. [Foi] algo que aconteceu na segunda. O muro caiu e abriu uma cratera. Os funcionários da Prefeitura vieram aqui mas, nesta madrugada, por conta da intensidade, a cratera aumentou, alagou e as águas foram todas lá para o quintal, caíram as árvores… Meu pai percebeu e por volta das 3h da manhã pediu para que a gente saísse de casa e a gente ficou do lado de fora.

O trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió, citado por Kimberlyn, teria sido uma instalação de uma rede de proteção e isolamento como forma de prevenção aos danos causados pelas chuvas. 

A Defesa Civil de Maceió foi acionada e uma retroescavadeira foi até o local para retirada dos entulhos. A avenida não foi interditada e o trânsito segue liberado.

De acordo com Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil municipal, o órgão irá recomendar que a família atingida não ocupe a residência, especialmente no período noturno. Ele considera a situação como algo emergencial.

— O que a gente vai recomendar aos moradores daquela outra localidade ali é que, enquanto estiverem fazendo a obra, não ocupá-la. Em breve, vai ser apresentado um projeto definitivo do que realmente está sendo feito. Agora, o que está sendo feito é algo emergencial. É algo para se resolver nesse momento, para se reduzir todo o risco necessário nessa área aqui. Assim que chegar o projeto, ele vai trazer justamente esses riscos, se a família pode já voltar, se deve ficar mais tempo fora de casa até a obra ser concluída… Então nesse momento, por questão de precaução e prevenção a família daquela residência ali não deve ocupar enquanto esse serviço estiver sendo realizado e a gente não tiver o projeto definitivo, disse Abelardo. 

(João Arthur/TNH1)
(João Arthur/TNH1)
(João Arthur/TNH1)
(João Arthur/TNH1)

Técnicos da Defesa Civil estão produzindo uma observação, mas o projeto de recuperação, que deve ser apresentado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), segue sem prazo para conclusão. 

— A gente sabe que a engenharia tem uma solução pra isso aqui, tanto aqui nessa parte de cima, como na parte de baixo. Então a gente está aguardando essa elaboração desse projeto, esse levantamento. A gente está mandando um drone pra cá agora, para ajudar nesse levantamento, para que a gente possa trazer segurança para população. Por enquanto, todas as ações são preventivas. Não há nada condenado de forma definitiva", concluiu Aberlado.