Maceió

Vídeos: mais de 25 cães desnutridos são resgatados de casa em Maceió após registro de canibalismo

TNH1 com TV Pajuçara | 09/08/23 - 10h49
Reprodução

Mais de 25 cães que estavam desnutridos há dias receberam ajuda de voluntários nessa terça-feira, 8, no bairro de Benedito Bentes, em Maceió. A tutora deles está doente e foi hospitalizada, o que fez os animais ficarem sozinhos e sem alimentação. Houve registro de canibalismo entre os cachorros. 

Os 27 animais foram encontrados em condições precárias, e não recebiam visita, de acordo com os vizinhos, desde a internação da dona do imóvel por problemas graves de saúde. Eles ficaram sem receber água e comida há quase duas semanas.

Veja imagens:

O ativista Antônio Anastácio, coordenador de uma instituição sem fins lucrativos, voltada para a causa animal, informou à TV Pajuçara, durante entrevista, que teve acesso à residência após conseguir a chave com um familiar da proprietária, para assim resgatar os bichos.

"Algumas pessoas denunciaram, por causa dos latidos dos cães, e alguns protetores, com ciência disto, entraram em contato conosco. As autoridades foram acionadas e não tomaram providência de imediato. Uma das protetores conseguiu a chave da casa com uma parente da dona da casa. Através disso, conseguimos entrar na casa", disse.

As imagens gravadas por voluntários mostram um filhote sendo devorado por outros cães que passavam fome no local, mas devido às cenas fortes, o TNH1 optou por não divulgá-las. A filmagem mostra também toda a sujeira da área onde os animais viviam, como uma grande quantidade de fezes. Logo depois do resgate, os animais foram levados para a sede do abrigo São Cão, em Marechal Deodoro.

"Nós demos prioridade para resgatar os mais debilitados, um adulto bem franquinho, bem velho, e cinco filhotes, também muito debilitados. Eu tenho certeza que a ajuda virá, o dinheiro virá, as pessoas vão ajudar porque é uma causa nobre, é justa. Então temos o nosso Instagram @abrigosaocao, que a nossa fonte de renda vem de lá, e são as pessoas que conhecem o trabalho e ajudam todo mês, pois não é barato manter 1 mil cães. E lá tem as maneiras que podem ser doadas", disse Antônio Anastácio.

"Na realidade, se houver interesse da dona em resgatar os animais, eles serão devolvidos. Eu pedi para que ela fosse avisada, que nós tínhamos resgatados os cães, para ela ficar tranquila, que eles não iam morrer mais. Se ela tivesse maltratando, abandonado, eu não ia devolver. Mas ela não teve culpa, ela adoeceu e teve que ser internada", concluiu.

Quem tiver o interesse em ajudar o Abrigo São Cão, para os cuidados com os animais, pode entrar em contato com o número de telefone 98201-9394.

Influenciadora compartilhou imagens - As cenas das condições precárias dos bichos foram compartilhadas pela influenciadora Luisa Mell, que é ativista da causa animal, como pedido de ajuda para socorrer os cachorros. A publicação alcançou mais de meio milhão de visualizações e contou com mais de 4 mil comentários.