Maceió

Vídeos: moradores dos Flexais fecham a principal via de Bebedouro para reivindicar realocação

TNH1 | 15/08/22 - 17h08
Cortesia ao TNH1

Moradores dos Flexais realizaram uma manifestação na tarde desta segunda-feira, 15, e bloquearam os dois sentidos da Rua Cônego Costa, a principal via de Bebedouro, para reivindicar realocação em uma nova região. O protesto foi encerrado às 18h45 após o trânsito ficar travado por mais de duas horas.

Os manifestantes pediram respostas em relação à inclusão dos moradores no processo de realocação que teve início depois do surgimento de rachaduras causadas pela instabilidade do solo e que afetou bairros da capital alagoana, em consequência das atividades de mineração. A população também pediu a presença do prefeito JHC no bairro, que segundo ela, teria se comprometido com os moradores em resolver o impasse relacionado à nova moradia.

Veja vídeos:

O grupo de moradores ateou fogo em pneus próximo à linha férrea e deixou a via intransitável. Além disso, dezenas de pessoas se aglomeraram na rua e impediram a passagem de veículos como forma de chamar a atenção do poder público.

"Nós fizemos reunião com a prefeitura, e o prefeito se comprometeu em comparecer nos Flexais, para debater sobre a realocação ou a revitalização, mas de última hora mudou [a decisão], e queria que a gente fosse até ele. A população, as lideranças, todos aqui querem que ele venha. A população se revoltou por estar numa situação terrível, o bairro acabado, e ainda fica a Deus dará", disse o advogado dos moradores, Romualdo Oliveira, em entrevista à TV Pajuçara.

A população mostrou frases em faixas e, em uma delas, pediu por respeito. Ela também "lembrou" que famílias ainda residem nas comunidades sem perspectiva de saída.

O setor de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado para tentar negociar a liberação da pista. Outros batalhões da PM também estiveram na localidade.

Por volta das 18h45, o protesto foi finalizado depois de os moradores aceitarem uma nova reunião com a prefeitura do município nesta terça-feira, 16.

Prefeitura emite nota - A Prefeitura de Maceió informou, em comunicado oficial, que tem apoiado os moradores nas tratativas sobre a realocação, porém não deu detalhes sobre o encontro que teria sido agendado entre o prefeito JHC e os moradores do bairro.

Leia abaixo na íntegra:

A Prefeitura de Maceió reforça que apontou, desde maio de 2021, em relatório entregue aos órgãos de controle, que são parte do processo de compensação junto à Braskem, que as áreas sofrem com o ilhamento socioeconômico, recomendando a realocação. Com isto, tem apoiado a comunidade nas tratativas que reforçam esta questão. 

A Defesa Civil tem monitorado as áreas adjacentes do mapa periodicamente junto ao Comitê Técnico criado para este fim e conta também com equipamentos de última geração.
O Município trabalha constantemente para trazer melhorias para a população e garantir que as ações de assistência continuem sendo realizadas.