Maceió

Vigilância apreende mais 1.300kg de alimentos impróprios para consumo em Maceió

23/08/21 - 12h47
Produtos foram recolhidos de supermercados, frigoríficos e panificações nas partes alta e baixa de Maceió | Foto: Cortesia / Visa Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, neste fim de semana, 1.300 quilos de produtos perecíveis em condições impróprias para consumo. As apreensões ocorreram na sexta-feira (20), sábado (21) e no domingo (22) em vários pontos de Maceió, envolvendo supermercados, panificações e frigoríficos nas partes alta e baixa da cidade. Os produtos estavam com prazos de validade vencidos e em condições inadequadas de armazenamento e conservação. A maior parte dos alimentos apreendidos foram carnes e laticínios, mas também há produtos como sucos, outras bebidas e até ração animal.

O coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, fala sobre os produtos que foram recolhidos e orienta os consumidores a estarem sempre atentos para aspectos que apontem riscos sanitários na aquisição de alimentos. “A maior quantidade de produtos fora dos padrões sanitários são: carne bovina, mortadela, calabresa, salsicha, bacon, queijo, presunto e manteiga, entre outros produtos de laticínios, alguns com mais de um mês de vencidos”, informa Airton Santos.”A população precisa ficar atenta às datas de validade dos produtos que compra, mas também atentar para a aparência e a forma como eles estão acondicionados”, orienta o coordenador.

Disque denúncia

A população também pode auxiliar a Vigilância em seu trabalho de fiscalização dos estabelecimentos comerciais de Maceió. Para isso, o órgão conta com seu Disque Denúncia, que funciona no 3312-5495. Pelo telefone, maceioenses podem solicitar a inspeção dos estabelecimentos que apresentem irregularidades sanitárias no município.