Maceió

Vigilância Sanitária fiscaliza escolas após retorno às aulas no sistema híbrido

Ascom SMS | 24/08/21 - 13h21 - Atualizado em 24/08/21 - 13h25
Ascom SMS

Com o retorno às aulas por meio do sistema híbrido, que combina ensino remoto e presencial, a Vigilância Sanitária de Maceió começou a fiscalizar escolas da rede estadual de ensino. A ação ocorreu nesta terça-feira (24) no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol. Escolas municipais e privadas também passarão por fiscalizações. Os fiscais da Vigilância Sanitária visitaram a Escola Estadual Moreira e Silva e a Escola Estadual Teotônio Vilela, onde inspecionaram e levaram orientações educativas aos gestores. Eles passaram por todos ambientes escolares e observaram o cumprimento das adequações para este novo momento na Educação. 

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, diz que para ter um retorno seguro, é necessário que as escolas mantenham as normas sanitárias. “Nosso objetivo é visitar todas as escolas com muita responsabilidade. Essas escolas estão fechadas, praticamente, há um ano e meio. Muitas ainda estão passando por reformas e pinturas, por isso, estamos sendo flexíveis com a situação. Porém, é essencial manter os protocolos sanitários para o retorno às aulas, fazendo o uso de máscara, tendo distanciamento social, lavando sempre as mãos e utilizando álcool gel”, afirma o coordenador.

Ainda segundo Airton Santos, a merenda escolar também passa por fiscalização. “A merenda escolar precisa de muito cuidado e um olhar mais atento ao seu armazenamento, realizando o controle de pragas e observando o prazo de validade dos alimentos. Por isso, fazemos um apelo aos gestores, professores e alunos para que se unam neste momento e para cumpram com o protocolo sanitário”, pontua.

As fiscalizações escolares ainda continuam durante toda a terça-feira (24) e seguem amanhã (25), em escolas estaduais. Com o ensino híbrido iniciado nesta segunda-feira (23) na rede municipal, a Vigilância Sanitária começará a fiscalização das escolas do município na próxima semana.