Maceió

Vítimas de violência doméstica atendidas na Casa da Mulher iniciam capacitação no Senai

Ascom TJ | 22/11/21 - 20h11
Caio Loureiro / Ascom TJ / Reprodução

"Comecei a dar a volta por cima quando comecei a perder o medo", disse Maria Cícera da Silva, uma das vinte mulheres atendidas pela Casa da Mulher Alagoana que começaram, nesta segunda (22), curso de Assistente Administrativo no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A parceria entre a Casa da Mulher, o Senai e a Prefeitura de Maceió visa capacitar e inserir vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho.

Maria Cícera, de 29 anos, conta que desenvolveu depressão após o ex-companheiro prendê-la em casa e ameaçá-la de morte. Essa situação, no entanto, chegou ao fim quando ela buscou ajuda na Casa da Mulher. "Foi quando começou toda a minha jornada", disse. Para ela, o curso vai contribuir com sua autonomia e autoestima. "A gente vai ter um porto seguro ao ter o nosso próprio dinheiro, a nossa própria estabilidade, e isso vai nos dar forças", afirmou.

Solange Ramos, de 53 anos, também está começando o curso profissionalizante. A história dela é semelhante à da colega de turma. Solange também estava sendo aprisionada dentro da própria casa. Foi quando, assistindo à TV, ouviu falar sobre a Casa da Mulher. "Procurei para que eu pudesse mudar o meu próprio destino. Lá eu fui bem assistida. Então, consegui chegar até aqui nesse curso, para melhorar a minha vida". 

Novos horizontes - A coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, destacou a importância da capacitação. "Eu acredito que esse curso marca uma data muito importante na vida dessas mulheres, por abrir um novo horizonte na vida delas, por trazer novos ensinamentos, por engrandecê-las e aumentar a autoestima delas", disse. 

Segundo a secretária da Mulher de Maceió, Ana Paula Mendes, cerca de 30% das vítimas de violência doméstica não põem fim ao ciclo abusivo por conta da dependência financeira do parceiro. "A partir do momento em que se qualificam, são inseridas no mercado de trabalho e conseguem atingir autonomia financeira, o empoderamento volta a acontecer e elas conseguem pôr um fim ao relacionamento abusivo".

Leda Américo, instrutora do Senai que está ministrando o curso, assume que o desafio é grande, mas sabe que de alguma forma vai impactar as novas alunas. "Mostrando o valor que elas têm. O valor que elas podem dar ao sair de casa e vir fazer isso que estamos fazendo: se capacitando. E sei que elas vão se superar", concluiu. O curso tem carga horária de 160 horas e será ministrado no turno da manhã, a partir das 7h30. A Prefeitura de Maceió já tem dez vagas de emprego para as mulheres que serão capacitadas. As outras dez ficarão no banco de dados do município.