TNH1
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
TNH1
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Governo decreta mudanças no trabalho em dia de jogo da Seleção na Copa do Mundo

Por Clyverton da Silva
10/06/2026
Já pode comemorar: mais um título mundial confirmado para o Brasil

Foto ilustrativa: Juliano Ferreira/Pexels

O governo estadual do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo parcial no dia 24 de junho de 2026, em decorrência do jogo entre Brasil e Escócia pela Copa do Mundo. Nesse dia, o expediente em órgãos públicos estaduais encerrará mais cedo, às 15h.

A medida, assinada pelo governador em exercício, Ricardo Couto, visa reduzir o impacto no trânsito e facilitar o transporte urbano durante o horário do jogo.

A decisão, que também já havia sido anunciada pela prefeitura do Rio de Janeiro, busca garantir um planejamento eficaz em um dia que promete aumentar significativamente o fluxo de pessoas nas ruas. Ao encerrar o expediente administrativo antes do jogo, o governo espera minimizar o congestionamento nas vias e melhorar a mobilidade na cidade. Esse é o único jogo da fase de grupos que coincide com o horário de trabalho normal.

Serviços essenciais

A medida vale para repartições públicas estaduais e municipais, mas não se aplica a serviços essenciais que continuarão operando normalmente. Setores como saúde pública, segurança, Corpo de Bombeiros e serviços de emergência não serão afetados pelo ponto facultativo.

A expectativa é que essas áreas mantenham suas atividades ininterruptas para assegurar a segurança e bem-estar da população.

Antecedentes

O Brasil inicia sua participação na Copa do Mundo de 2026 contra Marrocos, em 13 de junho, e enfrentará o Haiti em 19 de junho. Essa liberação específica do expediente dá uma resposta estratégica aos desafios de mobilidade urbana que normalmente ocorrem durante grandes eventos esportivos.

A expectativa é que o ponto facultativo alivie parte da pressão sobre o sistema de transporte público, permitindo que os cidadãos possam se deslocar com mais tranquilidade para assistirem ao jogo.

Decretos de ponto facultativo em dias de eventos esportivos já foram adotados anteriormente, mas dados concretos sobre sua eficácia no Brasil são limitados. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Clyverton da Silva

Clyverton da Silva

Jornalista e editor do TNH1 Variedades.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja mais

Toalhas perderam maciez ganhar novas

Toalhas que perderam a maciez ainda podem ganhar novas funções dentro de casa

03/11/2026
Homem transforma pedras montanhas estruturas

Por 30 anos, homem transforma pedras das montanhas em estruturas que chegam a 15 metros

03/11/2026
Casa modular aproxima neto avô

Casa modular de 50 m² aproxima neto do avô e permite que ele receba cuidados diários

03/11/2026
Túnel debaixo mar bilhões ligar

Túnel debaixo do mar de R$ 6,8 bilhões vai ligar duas cidades com seis faixas, ciclovia e passagem para pedestres

02/11/2026
Escada acabou especialista explica novas

“A escada acabou”: especialista explica por que as novas gerações estão mudando o mercado de trabalho

02/11/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

TNH1

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • TNH1
  • Variedades
  • Tudo Pop
  • Contato
    • Política de Privacidade

TNH1