Além de ser vital para a sobrevivência humana, a água também é a base de uma sociedade saudável e próspera, pois viabiliza desde hábitos simples de limpeza e higiene até ações fundamentais para evitar a propagação de doenças graves.
Por essa razão, ficar sem água é um grande desafio. É por isso que, ao saber de um corte no abastecimento, as pessoas precisam se organizar antes, armazenando água e economizando para evitar que a situação piore.
E essa será a realidade de muitos cidadãos que vivem no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais, nesta terça-feira (7), uma vez que o abastecimento de água de pelo menos 20 bairros será temporariamente interrompido na data.
De acordo com informações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a interrupção no abastecimento ocorrerá por volta das 9h. A previsão é que o sistema seja totalmente regularizado até as 23h59 do mesmo dia. A lista de bairros que serão afetados foi divulgada pelo portal BHAZ, e conta com as seguintes localidades:
- Águas Claras
- Brasil Industrial
- Cardoso
- Castanheira
- Diamante
- Distrito Industrial do Jatobá
- Eliana Silva
- Jatobá
- Novo Santa Cecília
- Petrópolis
- Santa Cecília
- Santa Rita
- Solar do Barreiro
- Urucuia
- Vale do Jatobá
- Vila Corumbiara
- Vila Ecológica
- Vila Formosa
- Vila Pinho
- Vitória da Conquista
Imóveis com caixas d’água não devem ser impactados
Apesar do corte atingir dezenas de bairros, a Copasa projeta que parte da população não sofrerá desabastecimento imediato, uma vez que os impactos da interrupção no fornecimento serão menores em imóveis que possuem caixas d’água.
Isso ocorre porque o volume armazenado no reservatório próprio pode ser suficiente para manter as atividades cotidianas até o restabelecimento do abastecimento, mitigando os efeitos da suspensão do serviço.
A recomendação principal é evitar qualquer desperdício, uma vez que o uso desenfreado pode zerar o estoque das caixas d’água rapidamente e, com isso, anular o efeito da reserva doméstica.





